As raízes culturais dos caiçaras se encontram entrelaçadas com o cotidiano vibrante da cidade de Santos. ‘Média’, ‘Mango’, ‘Cará’ - esses termos não apenas definem produtos locais, mas também permeiam a linguagem e a arte dessa cidade. Nas praias e nos bairros, as pinturas se tornam um reflexo dessa identidade única, onde até mesmo as gírias ganham vida.
Atualizada em 09.04.2024
No dia a dia dos caiçaras, o uso de gírias é tão comum quanto a brisa marítima que envolve a cidade. Essas expressões, algumas exclusivas de Santos, desempenham papeis variados, desde pedir comida até indicar preços. Pode parecer peculiar para os de fora, mas é essa riqueza linguística que certifica à cidade sua autenticidade singular.
Muitas dessas gírias, longe de serem meramente linguísticas, foram transformadas em obras de arte. Um exemplo notável é o lema “Santos é um ovo”, que inspirou uma série de pinturas de ovos na cidade, desenvolvida pelo publicitário Érico Bomfim do projeto Muretas na Cidade 2017. Essas obras, agora icônicas entre moradores e visitantes, não apenas celebram a linguagem local, mas também destacam a criatividade e o espírito comunitário.
Além das pinturas nas praias, as gírias também se tornaram parte da paisagem urbana, em especial nos canais de Santos. Cada canal recebeu uma moldura única, destacando seu número e incorporando pinturas diferenciadas para cada um, como o canal 5 que possui as gírias mais populares da região.
Essa iniciativa deu a oportunidade de 8 artistas decorarem a cidade. Daniel Dorosh (Canal 1), Ivy Gabrielli e Afonsoul (Canal 2), Camila Bernardo (Canal 3), Azera (Canal 4), Nane Andrades (Canal 5), Igana Grellet (Canal 6) e Renato tija (Canal 7), cada um de um jeito único e especial, não apenas adiciona um toque de cor às margens dos canais, mas oferecendo uma maneira única dos moradores se identificarem com o lugar que residem.
Homenagens aos bairros
As obras mais recentes vistas pelos bairros da cidade são os totens que representam réplicas da tradicional mureta santista feitas em grafite por artistas locais. O molde foi produzido pela Fábrica de Artefatos e Zeladoria (FAZ) da Ecofábrica Rivaldo Santos de Almeida, no bairro Chico de Paula.
Os totens foram produzidos com cimento, areia, pedra e até plástico, visando a redução dos custos na Ecofábrica. Compondo a estrutura, a palavra ‘Santos’ e o símbolo de um coração estilizado
Quem se aproxima da estrutura pode usar o celular para escanear um QR Code que dá acesso a informações breves sobre o bairro, como parte da história, serviços públicos disponíveis e número da população.
Assim, a cultura caiçara transcende as palavras, manifestando-se em formas de expressão artística que adornam e enriquecem a cidade de Santos. Por meio das pinturas nas praias e das molduras nos canais, a comunidade não apenas celebra sua herança linguística, mas também compartilha sua história e identidade vibrantes com o mundo.