A CPTM avalia reativar trechos da histórica ferrovia Santos-Jundiaí para o transporte regular de passageiros.
No último dia 26 aconteceu o segundo teste sobre trilhos, para o trem turístico, que ligaria a Estação da Luz, em São Paulo, a Santos. O ensaio contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o deputado estadual Kenny Mendes (PROG) e prefeitos da Baixada Santista.
A proposta inicial do Governo do Estado é a criação de uma linha turística ligando a Estação da Luz ao Porto de Santos apenas nos finais de semana. Mas se der certo, o projeto pode ser ampliado e, inclusive resgatar o transporte regular de passageiros por ferrovia e até chegar à Estação do Valongo, quando o VLT já abranger aquela região.
A ideia do governo é que o trem comece a funcionar nos próximos meses, ainda sem data definida. Durante o trajeto, está programada uma parada em Paranapiacaba, vila histórica de Santo André, onde será acoplada uma cremalheira na locomotiva para descer a serra. Três outros roteiros turísticos de trem já operam partindo de São Paulo: Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.
Foto: Alexsander Ferraz/AT