Um mergulho no Aquário de Santos

O segundo equipamento turístico mais visitado do estado.

É milenar a curiosidade e o fascínio do Homem pelos mistérios e belezas do fundo do mar. A cada descoberta, uma braçada rumo às profundezas ainda intactas pelo ser humano. Talvez essa imensidão seja a razão da incessante busca pelo que acontece por lá. As espécies marinhas encantam, e permitem perceber que a diversidade é a grande sacada para um desenvolvimento pleno do espaço onde vivem.

E você, o quanto conhece desse mundo? Tem um espaço em Santos que te leva a diversos setores desse ambiente mágico, topa conhecer?

O Aquário Municipal de Santos é hoje o segundo equipamento turístico mais visitado em todo o estado de São Paulo. Inaugurado na década de 40, é o mais antigo do Brasil, e passou por diversas reformas até chegar ao espaço que é hoje.

Os visitantes podem circular por uma área que ultrapassa os dois mil metros quadrados e reúne 32 tanques de águas doce e salgada, que servem de lar para cerca de 200 espécies de animais, que vão desde polvos e cavalos marinhos, até tubarões e pinguins. Em 2008, o parque ganhou dois murais externos do ambientalista norte-americano, Robert Wyland. O Aquário recebe uma média anual de 500 mil visitas. Nos meses de férias, o movimento é muito maior. Pra se ter uma noção, em janeiro deste ano, a média foi de três mil pessoas por dia. A maioria do público é formada por crianças, que ficam maravilhadas já na entrada.

Todos os espaços receberam cenografia representativa dos habitats naturais. O tanque dos tubarões é enorme e dá uma tremenda sensação de proximidade pelo formato circular, com 17 metros de diâmetro, 5 metros de altura, e 385 mil litros de água, onde se espalham inúmeros peixes, entre eles, seis tubarões de diferentes espécies.

O grande mascote do Aquário de Santos é, sem dúvida, o leão-marinho Abaré-Inti. Ele fica no maior espaço do parque, um tanque envidraçado de 5m de altura, com 80 m², 450 mil litros de água salgada e um deck que é alvo dos olhares da arquibancada, montada especialmente para acompanhar as evoluções do leão-marinho.

O Aquário de Santos foi a primeira instituição brasileira a realizar resgate e promover tratamento de recuperação dos animais marinhos. Tratadores avaliam diariamente as condições de saúde, passando também pela qualidade da água e da alimentação. Monitores de educação ambiental fazem um trabalho exemplar de conscientização com os visitantes. Há um espaço reservado no Aquário sobre o descarte irregular de lixo, e tudo o que isso pode ocasionar.

Comilança

Haja investimento para manter todo esse espaço que marca a memória de gerações, e continua sendo primeira opção de destino dos passeios com a família ou amigos. Pra citar só a alimentação: os animais consomem cerca de uma tonelada de peixes e frutos do mar por mês. Só a energia do Abaré-Inti, demanda uns doze quilos de peixe por dia.

Pesquisa

O Aquário de Santos é lugar de alegria, entretenimento, mas também de muita pesquisa, ciência e descoberta. Um grande feito dos profissionais que integram, ou já passaram pelo parque foi o nascimento, há 17 anos, do primeiro pinguim em cativeiro do Brasil, a Fraldinha. Em 2006, ela ‘casou’ com o Viriato e, onze anos depois, pôs um ovo. Em novembro de 2017 nasceu o filhote, fato inédito no Brasil: um pinguim nascer de outro nascido em cativeiro.

Por tudo isso e mais alguns detalhes especiais, que você somente saberá quais são, numa visita presencial, entendemos o porquê dessa paixão pelo Aquário de Santos. E aí, está pronto para pegar o ingresso e se aventurar? Se liga nos horários e bom mergulho!

Visite

Visite

O Aquário Municipal de Santos fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. A bilheteria encerra meia hora antes do fechamento do parque, mas aqui vai uma dica: reserva mais tempo para a visita. Durante a temporada de Cruzeiros Marítimos, o parque abre as segundas-feiras que houver atracação, e fecha no dia seguinte. Você consegue todas as informações para organizar sua visita no telefone (13) 3278-7830. O Aquário fica na Praça Vereador Luiz La Scala, s/nº – Ponta da Praia.

Fabiana Oliveira

Editora da Revista Nove

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar bebida beneficente bertioga birdwatching Brasil cachaça cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cinema circo clima coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer dia das mães diversao drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar LAB lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping livros lucky tattoo mar moda mongaguá mostra mudanças mulheres museu museus música nacional natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel parque páscoa patrimônio persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social projetos restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança sesc shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop