O Pilar 4 da tese de Daniel Goleman é: Saber lidar com a emoção de outra pessoa
Continuando a série escrita pela Coach de carreira e negócios Maristela Low, hoje mostraremos o quarto pilar da Inteligência Emocional. Se você ainda não viu os primeiros capítulos, clique em cada um e confira:
“Inteligencia Emocional ou QI, o que determina o sucesso?”
“Os 5 Pilares da Inteligência Emocional – O 1º pilar”
“Os 5 Pilares da Inteligência Emocional – O 2º pilar”
“Os 5 Pilares da Inteligência Emocional – O 3º pilar”
Como já foi dito nos capítulos anteriores da nossa série, não basta apenas identificar as emoções nos outros, é preciso saber lidar, se preocupa, respeitar, não julgar e ajudar o próximo.
Esse pilar também tem sua base na empatia, pois muitas vezes julgamos achando que é exagero do outro, mas ter empatia nos faz perceber como o outro se sente, mesmo que você agisse diferente em determinada situação.
Muitas vezes, atendemos um cliente insatisfeito, nervoso e que explode suas emoções em nós. As pessoas com Inteligência Emocional não partem para o embate, normalmente acalmam esse cliente e tentam resolver ou ajudar na situação.
Recentemente desenvolvi um trabalho junto aos atendentes de um hospital público onde há precariedade em todos os aspectos — faltam funcionários, recursos, médicos e sobram pacientes numa espera interminável.
Como praticar esse pilar numa situação caótica como essa? A prática de saber lidar com a emoção da outra pessoa aqui é vital para a sobrevivência…
A pessoa com Inteligência Emocional é ética, solidária e ajuda na medida do possível, e isso é a base para os relacionamentos. É claro que esse exemplo usado é um caso extremo, mas a Empatia é isso: perceber e contribuir com o outro, mesmo que essa contribuição seja um apoio emocional.
No próximo texto, vamos abordar o quinto e último pilar determinado por Daniel Goleman. Continuem acompanhando e até lá!