10 dias de arte na Bacia do Mercado de Santos

De 1 a 10/12, a região da Bacia do Mercado de Santos contará com arte por toda parte.

O Sesc Santos, a Unifesp e o Instituto Procomum se uniram para promover o COMUM – Encontro de Culturas e Comunidades, um festival colaborativo que levará espetáculos de dança e circo, sessões de cinema, batalhas de poesia, graffiti, bailes e rodas de música aos bairros do Paquetá, Vila Nova e Vila Matias.

O encontro tem como objetivo principal celebrar a diversidade e as histórias da Bacia do Mercado de Santos, propondo diálogos sobre o direito à moradia e ao território, histórias e memórias da região, práticas e políticas comunitárias, entre outros temas. Além disso, é a oportunidade de fomentar a convivência entre artistas, professores e estudantes universitários, membros de organizações comunitárias, moradores, trabalhadores e frequentadores da região.

A região é um epicentro de problemáticas sociais basilares à história da cidade e do próprio país: a exploração e resistência dos povos negros e ameríndios desde a colonização portuguesa aos processos de exclusão territorial e gentrificação similares aos que ocorrem em diversas metrópoles brasileiras. O COMUM nasceu do desejo de tecer aproximações e diálogos com a área.

As atividades são totalmente gratuitas e abertas a todos os públicos. Os horários são variados, confira abaixo a programação completa e programe-se para prestigiar. Para mais informações o projeto, visite o site culturasecomunidades.procomum.org

Destaques

Para abrir o evento, acontece a inauguração da Radiola da Silva, uma rádio comunitária inspirada nas “bicicletas-de-som” da cultura popular de rua de várias regiões e cidades brasileiras. A rádio vai percorrer as ruas da Bacia do Mercado amplificando histórias do bairro, anúncios da programação e, claro, um repertório musical especial. A iniciativa é da radiosilva.org, um projeto de extensão universitária da Unifesp.

No decorrer da semana vão rolar também as ações de encerramento de 2018 do projeto A Colaboradora, processo de 10 meses de residência artística no Instituto Procomum, onde se desenvolveram 13 projetos de arte e cultura com dimensão comunitária, feitos por artistas de Santos. Os trabalhos serão apresentados durante o encontro.

No fim de semana de 8 e 9 de dezembro, as atividades se intensificam. A programação vai do início da manhã até o final da tarde do sábado e domingo. No sábado (8), as atividades se concentram nos arredores do Mercado e estação das Catraias, e no domingo, o foco será a Feira do Rolo, na Praça Rui Ribeiro Couto. O encerramento será no dia 10/12, dia em que celebramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com uma sessão de filmes e roda de conversa sobre Cinema e Direitos Humanos.

Confira a programação completa e detalhada aqui.

Mais buscadas

#tbt ação social aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar beneficente bertioga birdwatching cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chopp ciência cinema circo coletivo comer e beber compras confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança design design gráfico designer dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping lucky tattoo mar moda mongaguá mostra mudanças mulheres museu museus música natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop