Criança perdida na praia? Siga as palmas

Foto: Paula San

Se você passou pela praia nesse verão, pode ter escutado palmas vindas de pontos variados.

Não, as pessoas não estavam aplaudindo o sol. Na verdade, é um assunto bem sério. Com o aumento do número de banhistas no litoral durante a estação, aumentam também as riscos de crianças se perderem de suas famílias. Nos últimos anos, uma técnica bem simples e também bastante efetiva vem se desenvolvendo para ajudar a localizar uma criança perdida na praia. Funciona assim: se você se deparar com uma criança perdida, coloque-a nos ombros e peça para que os banhistas ao redor batam palmas.

Para completar, o ideal é que alguém passe pelas redondezas anunciando que há uma criança perdida. Isso, as palmas e a criança “no alto” ajudam a chamar a atenção dos demais e faz com que os pais que procuram por ela, encontrem com mais facilidade. Além de ajudar a família, a técnica também é uma alternativa para ajudar os salva-vidas, que não ficam sobrecarregados e podem se concentrar em evitar situações de risco no mar.

Portanto, quando estiver pela praia, fique atento ao redor para situações como essa e faça parte do movimento para colaborar. Vale reforçar que o cuidado deve ser sempre dobrado ao levar os pequenos para curtir um dia de sol e mar.