Pra onde tenha sol

Verão para quem quer fugir da rotina na Baixada Santista

A Baixada Santista é linda em todas as estações do ano, mas no verão nossas cidades ganham um brilho especial

A orla e os equipamentos turísticos ficam ainda mais convidativos e a região ganha novas opções de entretenimento. Para quem não abre mão de um banho de mar, dá para escolher entre dezenas de praias, com opções para todos os públicos.

Mas o verão na região também tem programações para quem prefere sair do lugar comum. Nessa matéria especial, você vai conhecer diversas opções para curtir o verão na Baixada Santista, fora da caixinha – e da cadeira de praia.

Capricha no filtro solar, separa a garrafinha de água e cuidado para não queimar o pé, porque a viagem é longa. E pra onde tenha sol, é pra lá que nós vamos.

Hip ho e a canoa havaiana

Canoa havaiana ou canoa polinésia são nomes nacionalizados para denominar este esporte, conhecido como Va’a ou Wa’a, que surgiu na região do triângulo polinésio, há mais de 3 mil anos. As canoas eram usadas pelos povos polinésios para colonizar novas terras.

Nas praias da Baixada Santista, mais precisamente entre Santos e Guarujá, tem uma turma que também usa a canoa para desbravar paraísos. Os roteiros de canoa havaiana podem ser contratados e são acompanhados por instrutores, com saídas da Ponta da Praia, em Santos.

Normalmente, são canoas que levam seis pessoas (ou catamarãs, com duas canoas unidas), incluindo o instrutor e durante a remada, cada um tem a sua função – enquanto três remam no lado esquerdo, os outros três remam no direito, intercalados. O terceiro remador é quem faz a contagem para a troca de remada, normalmente anunciada na 14ª, com o grito ‘Hip’, quando os demais respondem com ‘Ho’ e trocam o lado do remo.

O passeio, entre a preparação e o retorno, dura em média uma hora e meia e contempla uma remada tranquila, acessível a todos, com direito a conhecer paraísos escondidos em Guarujá, como a Praia do Cheira Limão, Praia do Sangava e Ilha das Palmas, onde a canoa fica um tempo para um mergulho e a alegria dos remadores.

História e natureza a bordo de uma escuna

Outra opção de passeio, no mar, para todas as idades, são os roteiros de escuna pelas praias da região. Tem saídas em Bertioga, Santos e até no Rio Guaraú, em Peruíbe.

Em Bertioga, as saídas acontecem ao lado do Forte São João e já dá para aproveitar a passagem por lá e conhecer este que é o primeiro forte do Brasil.

A escuna sai do canal de Bertioga, sentido litoral Sul, passando pelo Forte São João e pelo Forte São Luiz e faz a maior parte do roteiro pelas praias do Guarujá: Branca, Preta, Camburizinho, passa pelas ilhas do Guará e Rasa, praias do Pinheirinho e Iporanga, onde fica 20 minutos parada para um delicioso e límpido banho de mar.

O passeio dura em média uma hora e meia e a escuna tem capacidade para 130 passageiros. Durante a temporada, as saídas são diárias, a cada duas, horas, a partir de 9h, sendo a última saída às 19h. Entre os meses de março e novembro, os roteiros acontecem apenas aos finais de semana e feriados. Para não passar sufoco, é bom chegar com 20 minutos de antecedência.

*Foto: Odjair Baena

De barco, na Amazônia Paulista

Talvez você não saiba, mas Itanhaém é conhecida como a Amazônia Paulista, devido à extensão de sua bacia hidrográfica: são mais de 2 mil quilômetros de rios, sendo que 180 quilômetros são navegáveis.

Um fenômeno similar ao que ocorre com os rios amazônicos Negro e Solimões, acontece também por aqui, onde os rios Preto e Branco se encontram e formam o rio Itanhaém.

Esta maravilha da natureza pode ser presenciada em um passeio de barco, que ainda proporciona a contemplação de fauna e flora típicas de região de manguezal, com pássaros de várias espécies acompanhando todo o percurso e enormes peixes de água doce exibindo-se próximo à embarcação.

O roteiro leva cerca de duas horas e meia, em uma embarcação que comporta até 50 pessoas e parte do píer localizado na alameda Emídio de Souza, na Praia dos Sonhos, próximo ao Itanhaém Iate Clube.

Até o encontro dos rios, percorre-se 4,5 quilômetros e, logo após, outro ponto alto do passeio é a parada no Country Club, onde se pode alugar pedalinhos e caiaques para explorar o rio por conta própria, além de saborear porções e outras especialidades da casa, em clima rural.

*Foto: Diego Brígido

Paraísos da Jureia

Se você ainda não conheceu as praias paradisíacas da Jureia, em Peruíbe, nós vamos apresentar duas formas de explorar estes cenários maravilhosos com total responsabilidade socioambiental.

A primeira sugestão é pegar um barco que sai do Rio Guaraú e faz um roteiro por sete praias até a Barra do Una, limite onde a visitação é permitida na Jureia.

O roteiro inclui as praias do Arpoador (a mais procurada, pois também oferece banho em uma queda de água doce), Parnapuã, Juquiá, Brava, Desertinha, Caramborê e Barra do Una, uma Reserva de Vida Silvestre (RVS).

O acesso às praias só pode ser feito acompanhado de um monitor ambiental do município. Então, quando você contrata o barco, sempre haverá um monitor na praia aguardando a chegada.

Os barqueiros ficam concentrados no Rio Guaraú e muitos surfistas contratam o serviço para pegar onda principalmente na praia do Parnapuã. Não é permitido entrar com garrafas, cadeiras e guarda-sol nas praias e o tempo máximo de permanência é de duas horas.

Também vale uma parada na Ilha do Guaraú, conhecida como Ilha do Bom Abrigo, que esconde uma piscina natural e oferece um dos mais lindos pores do sol que você vai ver.

Outra sugestão é aventurar-se por trilhas, que dão acesso a todas às praias. Pode ser contratado um roteiro de meio dia, com parada na praia do Arpoador ou de dia inteiro, desbravando as sete praias.

Equilíbrio e o mar todo pela frente

O Stand Up Paddle (SUP), Remo em Pé (REP), em português, ou ainda Hoe He’e Nalu, na língua havaiana, originou-se no Havaí, no início dos anos 1960. Há quem diga que o esporte ressurgiu como uma maneira encontrada pelos instrutores de surf para acompanharem seus grupos de alunos, uma vez que em pé era mais fácil de observar a todos.

Certo é que o SUP é um dos esportes que mais cresce e ganhou adeptos do windsurfe, surfe, canoagem e outros esportes de remo, projetando grandes campeões no Brasil e no mundo.

A modalidade se tornou a queridinha das praias pois pode ser praticada por qualquer pessoa e não exige nenhum grande preparo físico. A única exigência é manter o equilíbrio trabalhando todo o corpo: pés, pernas, abdômen e braços. Além de ser um excelente exercício aeróbico, permite o contato com a natureza e a possibilidade de desbravar lugares maravilhosos.

Nas praias da região é possível encontrar pessoas de todas as idades sobre a prancha, com remo na mão e o mar todo pela frente. Os tombos nas primeiras tentativas são normais e fazem parte do aprendizado, além de garantir aquela refrescada nesse calorão.

Em diversos pontos da orla, em várias cidades da Baixada Santista, você encontra locais para aluguel de pranchas. Nós acompanhamos três desbravadores durante uma tarde na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, e encontramos pelo menos três pontos para locação por ali.

*Foto: Eduardo Castro

Diego Brígido

Editor da Revista Nove | Guia Comer & Beber

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cemitério israelita cenário centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada chopp churrasco cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas melim melim em santos mendes convention center mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vulcão vulcão do macuco workshop xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze