O Quebra-Mar é ponto de encontro de todos os públicos em Santos e agora vai ganhar novas opções de lazer, com recursos da iniciativa privada
A Prefeitura de Santos anunciou que inicia nesta segunda, 6 de julho, as obras no Emissário Submarino, para entregar à população, até o final de 2020, o Novo Quebra-Mar.
O Parque Municipal Roberto Mário Santini já reúne algumas opções de entretenimento e práticas esportivas, mas vai ficar muito mais completo, sem custos aos cofres públicos, de acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Quais serão as novidades do Novo Quebra-Mar?
Um pórtico com três arcos luminosos na entrada anunciarão as mudanças, já propondo um novo visual ao Emissário Submarino, que também terá fonte luminosa, restaurante com deck, pistas de patinação, skate e pump track (trajeto com curvas e rampas), quadra de basquete, parede de escalada, tirolesa, pista de BMX, espaço multiuso para eventos, dois quiosques com pergolado, mesas e cadeiras, além de nova iluminação com lâmpadas de led, novo piso e novo paisagismo.
A Escola e Museu do Surfe, recentemente reinaugurado, bem como a pista de malha e a Torre dos Jurados serão mantidos, porém, o monumento Tomie Ohtake passará por manutenção e ganhará um mirante e um espaço para exposições. O complexo também ganhará um novo prédio administrativo, onde ficará a Guarda Municipal, vestiários, posto médico, sanitários acessíveis, fraldário e administração do parque. Também serão instaladas câmeras de monitoramento para aumentar a segurança do Novo Quebra-Mar.
O Parque ganhará uma via de acesso, com seis metros de largura, para ciclistas, cooper e trânsito de carros oficiais e de abastecimento dos quiosques, restaurante e eventos.
Totalmente aprovado
O Novo Quebra-Mar já recebeu todas as autorizações de autoridades competentes para ter as obras iniciadas: Sabesp, Cetesb, Ibama. Secretaria de Patrimônio da União (SPU), além do Condephaat. Aprovado pela Câmara, na sexta, dia 3, em segunda discussão, as obras já devem começar.
O projeto deve custar cerca de R$ 15 milhões e será custeado pela Terracom.