Dario Costa e a culinária caiçara em audiência nacional

Confira entrevista exclusiva do chef santista, destaque no Mestre do Sabor

O chef participa do segundo reality gastronômico da carreira, às vésperas de abrir o segundo restaurante em Santos

Dario Costa começou lavando louça em um restaurante na Nova Zelândia, para onde foi em 2008 com o intuito de aprender a falar inglês e surfar. Acabou virando cozinheiro e, a partir daí, atuou em cozinhas na Itália e como chef em uma embarcação na Indonésia.

Voltou para Santos, formou-se em gastronomia e ganhou destaque à frente de importantes restaurantes da cidade, até ser selecionado para o Programa Masterchef Profissionais em 2017.

Em outubro de 2018 inaugurou, em Santos, o Madê Cozinha Autoral, onde fincou de vez em terras caiçaras a bandeira que já erguia no Masterchef, da cozinha com ingredientes locais e sazonais.

Os mais de 10 anos de vivência na cozinha fazem dele um chef criativo, antenado e ousado. Mais que um cozinheiro, Dario é um estudioso da comida, e nutre um grande apreço pelo movimento comfort food, que prioriza a ‘comida com aconchego’.

De suas viagens pelo mundo, o chef traz as influências da culinária internacional, que resultam num menu de fusão, mas com aquele gostinho de comida de casa de vó e pratos com pouca manipulação, preparo rápido e ingredientes frescos.

Às vésperas de comemorar os dois anos do Madê, Dario Costa já tem outro empreendimento prontinho para inaugurar, só esperando a pandemia dar uma trégua. O Parú fica no Novo Mercado de Peixes de Santos e vai trazer uma proposta inédita de fast food de frutos do mar.

Sobre tudo isso e, claro, sobre sua atual participação no reality global Mestre do Sabor, onde Dario já é um dos favoritos, com quatro dos seis melhores pratos individuais apresentados, nós conversamos e eu conto tudo na entrevista a seguir.

* Entrevista originalmente publicada na Revista Mais Santos, concedida a Diego Brígido

Foto: Camila Maia | Divulgação Rede Globo

Como surgiu a oportunidade para participar do seu primeiro reality, o Master Chef Profissionais?

Eu tenho um amigo que tinha participado do Masterchef Profissionais da Austrália, e tinha falado bem a respeito do programa, então decidi me inscrever. Pedi para um outro amigo, que trabalha com edição de vídeos de surfe e a gente fez a gravação no restaurante onde eu trabalhava na época e eu me inscrevi.

Quais valores você busca colocar em prática no Madê?

A valorização regional, dos nossos ingredientes e da nossa cultura. É claro que eu uso muito a influência estrangeira, do que eu aprendi fora do país, mas na questão dos ingredientes, eu vou sempre colocar o que é nosso.

Como será o Paru, sua nova casa? O que significa o nome e quando deve inaugurar?

Paru é um peixe bem comum em nossa região. Estamos fazendo uma brincadeira que é um fast food de frutos do mar, sanduíches, porções, frutos do mar feitos na brasa e outras coisas que você pode comer em pé ou levar para casa, com uma pegada superinformal, com foco na regionalidade dos ingredientes.  Dos pratos do cardápio, 98% serão de frutos do mar, e teremos uma opção de carne e uma vegetaria e vegana. Também teremos um açougue do mar, que fica no mesmo complexo, mas são negócios diferentes. Será uma peixaria com uma pegada de açougue, com tratamento diferente aos frutos do mar, cortes diferentes, maneira de cuidar: polvo já pré-cozido pro cliente só grelhar, lula já frisada pra não ter erro de ficar dura. Ainda não temos previsão de abertura do restaurante, enquanto não estivermos com a situação controlada em relação ao vírus, um ambiente seguro para os nossos clientes, não vamos inaugurar.

Foto: Samuel Kobayashi

Sua experiência com pratos a base de peixes e frutos do mar vem de sua relação com o mar, como surfista?

Não, pode ser que eu tenha um carinho maior, por viver bastante tempo no mar. Às vezes eu estou surfando e eu vejo um peixe pulando, dependendo da distância eu sei que peixe é, e isso, é lógico, estimula um carinho. Mas a minha experiência com os peixes é por conta de alguns restaurantes onde eu trabalhei na Ligúria, na Itália, pois eles cuidavam muito bem dos peixes, e, pra mim, foi um divisor de águas.

De que forma o seu estilo de vida se relaciona com sua atuação na cozinha?

Meu estilo de vida é a base do equilíbrio. Ao mesmo tempo que eu trabalho bastante, tem vezes que eu pego três dias de folga e não quero nem ouvir falar do restaurante. É lógico que a gente não consegue nunca se desligar 100%, mas, com certeza, essa coisa de estar no mar, de surfar, de pescar e de me desligar um pouco é o que me ajuda a levar a pressão do dia a dia dentro do restaurante da melhor maneira possível. Minhas melhores ideias vem quando não estou no restaurante.

Como surgiu a oportunidade para participar do Mestre do Sabor?

Eu fui convidado a participar do processo de seleção pela produção do programa.

Você costuma trazer chefs convidados para jantares a quatro mãos, no Madê. Muitos deles, ex-participantes do seu primeiro reality. Já tem em mente quais você chamaria para uma experiência, entre os concorrentes do Mestre do Sabor?

Não estava mais querendo fazer esses jantares a quatro mãos, pois a organização e logística são bem complexas. Porém, eu conheci pessoas muito boas no Mestre do Sabor, e já estou pensando sim em trazer alguns após a pandemia, mas precisamos conciliar as agendas e tudo mais.

Foto: Guilherme Fonseca

Você já colocou no menu do Madê algum dos pratos que você preparou no programa atual?

Sim, a Caldeirada Caiçara. Já tinha um prato parecido no Madê, só que mais comercial, com uma cremosidade, o sabor do leite de coco. E, com o programa, tive a oportunidade de chamar a atenção e a apresentar uma versão mais tradicional do prato, bem caiçara mesmo, e foi muito bem-aceito pelos clientes, que antes tinha um certo preconceito. Para o delivery, vai ainda um pote de farinha de mandioca e uma pimenta da casa. Estamos testando mais alguns pratos, mas ainda é surpresa.

O que você leva das duas experiências em reality?

Sempre quando estou nos programas, eu entro numa pegada de estudar muito forte, que às vezes no meu dia-a-dia eu não consigo, devido a rotina do restaurante. Fico muito focado, estudando nos intervalos das gravações. E isso parece que me dá mais segurança. O mais legal de tudo isso é que eu sou muito ansioso, as vezes fico bem nervoso, mas depois que começa a competição, eu não fico, parece que o tempo para e tudo flui normalmente.

De que forma você tem conseguido manter o Madê durante a pandemia?

Visando a segurança dos clientes e colaboradores, mesmo antes das restrições impostas pelo município, fechamos o salão e fomos obrigados a estruturar e começar a trabalhar com sistema de delivery e de retirada no balcão e readequar as funções de alguns colaboradores durante a pandemia. Confesso que não me agrada muito, eu sinto uma dor no coração em ter que embalar comida, mas foi a forma que encontramos de continuarmos abertos durante a quarentena. E tenho a consciência que quando reabrirmos o salão, não poderemos tirar o delivery de cara, mas vou reduzir o menu, deixar somente os pratos mais próprios para isso. Agora parece que as coisas vão começar a melhorar e eu estou otimista.

Foto: Christian Jauch

Foto: Camila Maia

Diego Brígido

Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove  e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze