Por aqui, já trouxemos muitas opções de passeios pelo Litoral Sul, com direito a roteiros de barco, pesca, ecoturismo e artesanato. Desta vez, aproveitamos o Festival Meca Gourmet, que acontece até 21 de setembro em toda a Baixada Santista, para propor uma esticadinha até o Litoral Sul
Atualizada em 04.09.2025
Em Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá, quatro restaurantes participam do festival, que tem o peixe meca como protagonista.
Aqui você fica sabendo quais os restaurantes e menus participantes
E se resolver fazer um passeio diferente pelo Litoral Sul de São Paulo, tem bastante coisa bacana para aproveitar por lá, além da boa gastronomia.
Em Mongaguá
Prove o prato ‘Meca à Telhado’, do Restaurante Telhado e aproveite para conhecer a Plataforma de Pesca Amadora, a maior plataforma pesqueira do Brasil, em estrutura de concreto armado avançando 400 metros mar adentro formando um ‘T’e se lançando 86 metros para cada um dos lados; o Mirante da Padroeira; o Parque Ecológico A Tribuna ou o Poço das Antas.
Saiba o que mais fazer em Mongaguá aqui
Em Itanhaém
Já em Itanhaém, prove a ‘Meca ao molho de alcaparras e champignon’, do restaurante Ita na Praia e a Meca Caiçara do restaurante Tia Lena.
Itanhaém é conhecida como a Amazônia Paulista, devido à extensão de rios que cortam a cidade, proporcionando um delicioso passeio por suas águas. Mas há muito mais o que fazer por lá.
A cidade também esbanja água salgada em seus 26 quilômetros de lindas praias (veja aqui), onde, inclusive, já foram gravadas cenas da primeira versão da novela Mulheres de Areia. Inclusive, a estátua que homenageia a novela fica na Praia dos Pescadores, ao lado do restaurante Ita na Praia (leia aqui).
O artesanato e a gastronomia também são grandes atrativos de Itanhaém, que tornam o centro histórico da segunda cidade fundada no Brasil ainda mais charmoso. Feiras de artesanato em diferentes bairros da Cidade e diversidades gastronômicas são algumas das opções de lazer para quem vai curtir uns dias no município.
A cidade é rica em atrativos culturais e turísticos, como a Cama de Anchieta, o Convento Nossa Senhora da Conceição, o Museu Conceição, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Matriz de Sant’Anna, entre outros.
Outra riqueza de Itanhaém é a variedade de espécies de pássaros que podem ser avistadas na cidade. Entenda sobre birdwatching em Itanhaém, nesta matéria aqui.
Conheça melhor Itanhaém nesta matéria aqui
Em Peruibe
Na cidade mais ao sul da Baixada Santista, você pode provar o delicioso ‘Meca grelhado da Terra’ do restaurante Thàlassa, com ares gregos, em frente à praia.
Por lá, além de belíssimas praias, com cenários paradisíacos, o ecoturismo é destaque, com trilhas, pesseios de barco e muito mais.
Conheça aqui algumas opções de passeios em Peruíbe
A cidade é porta de entrada da Estação Ecológica Jureia-Itatins, uma Unidade de Conservação, Patrimônio Mundial da UNESCO, com mais de 92 mil hectares, que integra os municípios de Peruíbe, Itariri, Miracatu e Iguape. Saiba mais aqui.
Peruíbe também é conhecida pelo avistamento de OVNIs e atividades extraterrestres. Aqui, a gente conta mais detalhes sobre o tema.
Além disso, também é possível conhecer o modo de vida e costumes dos povos indígenas, nas aldeias que ainda se mantêm em Peruíbe. Nós também fizemos este roteiro e contamos tudo aqui.
Como dá para perceber, os motivos para visitar o Litoral Sul vão muito além da gastronomia e dos deliciosos pratos preparados com meca servidos nos restaurantes de lá.
Que tal essa esticadinha ainda em setembro?
Fotos: Ricardo Tuka