Ecoturismo em um cenário espetacular. Você conhece a Estação Ecológica de Jureia-Itatins?
Com uma área de mais de 92 mil hectares, que integra os municípios de Peruíbe, Itariri, Miracatu e Iguape, a Estação Ecológica de Jureia-Itatins é uma Unidade de Conservação, Patrimônio Mundial da UNESCO, criada por lei em 1986 e gerida pela Fundação Florestal, pertencente à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
A Jureia, como é popularmente conhecida, concentra quase 40% da vegetação primitiva da área de todas as unidades de conservação do estado de São Paulo. Isso a caracteriza como um dos pontos mais preservados do litoral paulista, com muitas espécies endêmicas, ou seja, que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta e utilizam a região, longe da intervenção humana, para reprodução, alimentação e descanso.
A diversidade de ecossistemas e as peculiaridades de cada um deles – areia das dunas, lodo do manguezal, solo com água salobra, árvores típicas de floresta de planície, matas de encosta e vegetais rasteiros das rochas – garantem a variedade de espécies de flora e fauna locais, tornando a Jureia um verdadeiro paraíso ecológico.