Considerado um importante corredor ecológico, que liga as porções norte e sul desses remanescentes de Mata Atlântica, o Caminhos do Mar é uma unidade de conservação que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar.
Indicado para todas as idades em razão do fácil acesso através da estrada, o passeio inicia-se em uma trilha com 8 km de extensão com nível de dificuldade fácil, que atravessa a Estrada Velha de Santos (fechada para tráfego desde 1985), e que conta com oito monumentos construídos em comemoração aos 100 anos da Independência, em 1922.
No Caminhos do Mar é possível realizar o Roteiro Histórico (8 km), por trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e o Roteiro Ecoturístico (3,5 km), em trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena. Os mais aventureiros podem ainda agendar antecipadamente a visita para realizar o Roteiro Aventura (4.5 km) pela trilha da Cachoeira da Torre.
Nesta matéria aqui, você fica sabendo sobre a tirolesa ‘Voo da Serra’, novidade no Caminhos do Mar.
O Roteiro Histórico de descida (também há roteiros que partem de Cubatão) começa a 700 metros de altitude, no km 41 da queridinha de Roberto e Erasmo, Estrada Velha de Santos. São nove quilômetros de percurso dentro do Parque Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar, desde o início, em São Bernardo do Campo, até a chegada, em Cubatão.
O caminho sinuoso abriga um inestimável patrimônio ambiental, histórico e cultural e revela, em cada curva, uma vista privilegiada e panorâmica da Baixada Santista. Um novo e apaixonante olhar sobre esta bela região, de fazer brilhar os olhos de crianças, adultos e idosos.
O roteiro dura aproximadamente quatro ou cinco horas (depende do grupo), pela trilha Ecoturismo Caminhos do Mar. Parece muito tempo, mas a estrada é asfaltada e bem larga e o roteiro garante várias paradas para contemplar a belíssima paisagem e conhecer os seis monumentos históricos instalados em 1922, a mando do presidente Washington Luiz, em homenagem ao centenário de independência do Brasil.
Recentemente, o roteiro ganhou uma cafeteria, o Café 1922, instalado em um dos monumentos, o Pouso de Paranapiacaba, parada obrigatória para apreciar a vista e se deliciar com os quitutes da cozinha lusitana.