A ‘Mostra das MINAS’, evento dedicado à visibilidade e valorização de obras cinematográficas realizadas por mulheres, acontece nos dias 28 e 29 de setembro em Santos, com atividades gratuitas abertas ao público, promovendo o acesso à cultura e incentivando o debate sobre o papel feminino no audiovisual.
Atualizada em 18.09.2024
O evento tem início no dia 28, sábado, no Teatro Guarany, a partir das 19h, com a abertura oficial, seguida da primeira sessão de curtas-metragens, com obras como ‘Casulo’, ‘Terra Livre’, ‘Qual é, Broto?’, ‘Quando o Amor Não Respira’ e ‘Sinais Vermelhos’, todas com legendas descritivas.
Às 20h50, terá início a segunda sessão de curtas, com títulos como ‘Cida Tem Duas Sílabas’, ‘NALUA’, ‘Maré Braba’, ‘Procreare’ e ‘Pedagogias da Navalha’. Logo após as exibições, às 22h05, haverá um bate-papo com as realizadoras dos filmes, mediado por Thays Villar, com tradução em LIBRAS, garantindo acessibilidade ao debate.
No domingo, dia 29, a mostra continua no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), a partir das 14h, acontece a oficina ‘Autonomia Sonora’, ministrada por Amanda Gasparetto, com tradução em LIBRAS. Logo em seguida, às 16h30, é a vez da oficina ‘Da Literatura ao Cinema’, conduzida por Madeleine Alves.
Para encerrar o evento, a partir das 19h, será exibido o longa-metragem ‘Slam – Voz de Levante’, dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva. O documentário traz a história dos slams, batalhas de poesia falada, e o impacto desse movimento no Brasil e no mundo.
A noite de encerramento acontecerá no Guaiaó Bar, a partir das 20h30. O público poderá aproveitar um ambiente descontraído com comes e bebes à venda, além de uma seleção de videoclipes e a presença de DJ, proporcionando uma noite de celebração e confraternização.
Com uma curadoria atenta à representatividade e à inclusão, a ‘Mostra das MINAS’ reafirma a importância de espaços onde a diversidade de vozes femininas possa ser vista e ouvida. O evento é uma oportunidade para o público geral se aproximar do cinema feito por mulheres, refletir sobre as temáticas abordadas nas obras e compartilhar experiências com as realizadoras.
Programação
DIA 28/09 (SÁBADO)
TEATRO GUARANY – (Praça dos Andradas, 100 | Centro | Santos/SP)
19h – ABERTURA + SESSÃO 1 (com legenda descritiva)
Casulo
Terra Livre
Qual é, Broto?
Quando o Amor Não Respira
Sinais Vermelhos
20H50 – SESSÃO 2 (com legenda descritiva)
Cida Tem Duas Sílabas
NALUA
Maré Braba
Procreare
Pedagogias da Navalha
22H05 – BATE PAPO COM REALIZADORAS (com LIBRAS)
Mediação: Thays Villar
DIA 29/09 (DOMINGO)
MISS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SANTOS – (Avenida Pinheiro Machado, 48, térreo | Vila Matias | Santos/SP)
14H – OFICINA: AUTONOMIA SONORA (com LIBRAS)
Ministrante: Amanda Gasparetto.
16H30 – OFICINA: DA LITERATURA AO CINEMA (com LIBRAS)
Ministrante: Madeleine Alves.
19H – SESSÃO LONGA-METRAGEM (com legenda descritiva)
Slam – Voz de Levante (Direção: Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva)
GUAIAÓ BAR – (Rua Prudente de Moraes, 92 – Vila Matias | Santos/SP)
20h30 – ROLÊ DE ENCERRAMENTO
Comes e bebes à venda, DJ e videoclipes
Para participar das oficinas é necessário se inscrever antes no site clicando aqui
Para mais informações do evento, basta acessar o site oficial do ‘Mostra das MINAS’ clicando aqui