Para abrir a primavera, Santos receberá a primeira edição do Festival Transformar, na Casa da Frontaria Azulejada, de 20 a 29 de setembro
Atualizada em 18.09.2024
Com entrada gratuita e a preocupação com o meio ambiente no centro das discussões, o festival reúnirá arte, design, moda, conteúdo, música e gastronomia durante sete dias, em dois finais de semana repletos de atividades.
O Festival Transformar rola de 20 a 22 (sexta a domingo) e de 26 a 29 de setembro (quinta a domingo), e reunirá coletivos da Baixada Santista e iniciativas de sucesso de São Paulo.
O evento também será um polo de divulgação da programação da Primavera Criativa de Santos, tradicional festividade, que espalha flores e ativações por toda a cidade.
Programação completa do Festival Transformar
20/09 (sexta-feira – 14h às 21h)
18h às 21h – DJ set Gláucia maismax
21/09 (sábado – das 11h às 20h)
Auditório Mar Aberto
- 11h – Maximizando Sua Participação em Feiras de Artesanato (ou de Negócios): Estratégias de Posicionamento e Técnicas de Vendas – Mediadora Rose Mirtes de Lima.
- 13h – Parque Valongo, novo complexo turístico de Santos (Equipe Senac)
- 14h – Negócios Regenerativos e com Propósito: como liderar esse movimento pela terra, com mediação de Andrée de Ridder Vieira e participação de Lilian Schiavo, Luciana Cruz, Alessandro Lopes e Lele Pompeu
Lançamento Oficial na Baixada Santista do Hub de negócios sustentáveis ManaMov
- 16h – Workshop: Destilação de Cachaça ao Vivo – Mediador – Bruno Videira
Lounge Senac
11h / 12h / 13h / 14h / 15h e 16h – Oficinas: Métodos de preparo de cafés com Hallyson Nascimento
Música
- 17h – Digo Maransaldi – Solo
- 18:30h – Turmalina e Thais Ribeiro – Duo
22/09 (domingo – das 11h às 18h)
Música
- 15h30 – Aydan – Solo
- 17h – Carla Mariani – Duo
26/09 (quinta – das 12h às 19h)
Auditório Mar Aberto
- 12:30h – Oficina Nó e Movimento – Macramê – Mini suporte para Plantas – Dora Alice
- 14h – Fotografia Comercial com Celular – Tom Leal –
- 16h – Fotos Profissionais com o Celular – Tom Leal –
- 18h – Impacto Ambiental da Indústria da Moda – Juliana Cassimiro
Lounge Senac
14h e 16h – Oficina: Customização de Ecobags – Gabi Santoro
27/09 (sexta – das 12h às 21h)
Auditório Mar Aberto
- 11h – Santos em Cores: A Influência Cromática na Identidade da Cidade – Daniela Ferauche
- 13h – Neurodesign e Qualidade de Vida: Como os Espaços Influenciam o Nosso Dia a Dia – Tainara Natiely
- 14h – Como Melhorar sua Saúde e de Sua Casa Utilizando o Feng Shui –
- 16h – O Design Transforma – com mediação de Cristiana Ventura e participação de Felipe Torelli, Yanaina Mello, Paty Santaella e Leonel Fernandes
- 17h30 – O Design está em tudo – com mediação de Cristiana Ventura apresenta e apresentação de Rodrigo Simonsen, Maísa Campos, Ludmilla Rossi e Aline Araújo
Lounge Senac
11h / 12h/ 13h / 14h / 15h: Workshop: Terrários em Foco: Crie seu Mundo Verde com Suculentas – Tainara Natiely
Música
18:30h – Monna – Duo
28/09 (sábado – das 11h às 20h)
Auditório Mar Aberto
14h – Moda Sustentável e seus negócios de impacto positivo – com mediação de Diego Brígido e participação de Agustina Comas (Comas Sp), Jackson Araújo + Thais Losso – A Moda que vem do Lixo (Trama Afetiva), Adree de Rider – Desafios, Tendências e Inovação da Moda Sustentável com impacto Positivo (Super Eco e Hub ManaMOV) e Beatriz Queiroz Ferreiro (Bia que fez).
Lounge Senac
11h e 13h – Oficina: Customização de Ecobags (Equipe Senac)
Música
- 17h – João Romualdo – Solo
- 18h30 – Rafa Gomes – Duo
29/09 (domingo – das 11h às 18h)
Auditório Mar Aberto
14h – Oficina Nó e Movimento – Macramê – Mini suporte para Plantas – Dora Alice
Música
15h30h – Dj Tin God + Glaucia maismax (Festa de Encerramento)
Coletivos presentes no Transformar
Uma das iniciativas presentes é a BaFu Origens, de São Paulo, um evento colaborativo de criações autorais desenvolvido pelo Estúdio Casa Torta e realizado pela Reset.br, que através de experiências no varejo, oficinas, ocupações artísticas e mercados itinerantes promove a exposição de pequenos produtores. Este projeto trará 35 marcas de design, moda, cosmética natural e vegana, gastronomia, e artes plásticas.
Outra iniciativa presente é a Feirinha da Ida, da Ida Feldman, que realiza ocupações em lugares icônicos e estratégicos da cidade de São Paulo, como o Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol e no Memorial da América Latina e Museu da Língua Portuguesa.
Também estarão presentes marcas e artistas do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos do SEBRAE, que fazem parte do coletivo Feito em Santos e poderão se beneficiar do ambiente de negócios do festival para a apresentação do resultado de seu programa.
Música e Gastronomia
Durante os sete dias, o Festival Transformar trará apresentações musicais de artistas e djs da região, além de área gastronômica, com diversas opções, e um amplo bar.
Rodas de conversa
Entre as atrações do Festival Transformar, destaque para as rodas de conversa no espaço ‘Mar Aberto’, com bate papos sobre Economia Circular, Biodesign, Artesanato, Upcycling, Diversidade Cultural, Projetos Colaborativos entre outros temas da atualidade.
“O intuito do Festival Transformar é apoiar fortemente a economia criativa e os movimentos regenerativos, focando no compromisso com a qualidade de vida associada ao fazer com identidade, respeito ao social e ao meio ambiente”, destaca o criador e organizador do evento, Gabriel Del Corso.
Com mais de 100 eventos realizados no Brasil e no exterior, o empreendedor e produtor executivo explica que o Festival Transformar surgiu a partir de uma evolução de vários trabalhos realizados por ele ao longo de sua carreira.
“A Baixada Santista nos oferece a oportunidade de impulsionar muitos criativos e conectá-los com um mercado mais abrangente. As atividades propostas neste festival serão os elementos de conexão entre os produtores e os consumidores, onde a troca de experiências visa o crescimento de todos os participantes, gerando novas parcerias e consecutivamente oportunidades de negócios”, destaca Gabriel.
Zero Carbono
Upcycling, Consumo Consciente e Inclusão Social e Cultural serão os temas condutores deste festival, desde a montagem de seus espaços expositivos até a criação de produtos, conteúdos e marcas a serem expostas e comercializadas.
Além disso, o festival já recebeu a Certificação de Evento Livre de Carbono. “Essa certificação é um passo importantíssimo para nós e para o público de até 7 mil pessoas que devem passar pelo evento, e inclui desde o consumo de água, energia, gestão e destinação correta de resíduos sólidos e orgânicos e a Neutralização de Carbono, através do plantio de árvores nativas da serra do mar , que será realizado pela IBDN- Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)”, enfatiza Gabriel.
Para a cenografia do festival, serão usados andaimes, com luzes de led penduradas, tapumes de construções, e a comunicação visual será feita com papel reciclato em formato de lambe lambe.
O Festival Transformar tem o patrocínio premium do Senac e do Grupo Yaman. A realização e produção Re-Set e da Bafu, realização do núcleo musical Coletivo Saruê e Quiron, realização do núcleo gastronômico Revista Nove e Guia de Bares e Restaurantes, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos, Fundação Arquivo e Memória de Santos. Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Sebrae, Instituto Supereco, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Ibis e Couto Materiais para Construção.
A Casa da Frontaria Azulejada fica na Rua do Comércio, 92, no Centro Histórico de Santos. O evento acontece de 20 a 22 e de 26 a 29, das 12h às 20h. Mais informações em @festivaltransformar