10 postais incríveis da Mostra CriAtivar sobre agroecologia

Foram selecionados as 10 melhores criações e os artistas receberão cópias impressas

Dentre as inúmeras atividades do Festival CriAtivar, o Primeiro Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade, uma delas foi uma Mostra de Postais, com o tema Agroecologia

Com coordenação e curadoria da designer Marcia Okida, a Mostra de Design do Festival CriAtivar propôs o tema ‘Agroecologia: natureza, alimento e saúde’. Os interessados deveriam criar designs no formato postal, horizontal ou vertical, orientados por essa temática.

As obras inscritas passaram por um time de três avaliadoras especialistas – a jornalista e professos dos cursos de Jornalismo e Multimídia, mestranda em ecologia, Nara Assunção; a designer e ex-secretária de Cultura do Estado de SP, Patrícia Penna e a artista plástica e professora de História da Arte, Beatriz Rota Rossi.

Para Danilo Tavares, um dos organizadores do Festival CriAtivar, a escolha do tema foi inspirada nas palavras da agrônoma Ana Maria Primavesi e vem ao encontro do calendário da ONU que declarou 2020 como Ano Internacional da Saúde Vegetal. “Hoje, com tanto desperdício de alimentos, queda na qualidade alimentar, crise ambiental, alto de preços de alimentos e queimadas na Amazônia e no Pantanal, é fundamental criarmos reflexões sobre a forma como produzimos, distribuímos e consumimos alimentos, bem como a forma que tratamos os nossos solos, plantas, rios e florestas”, alerta.

Marcia Okida diz que fazer a curadoria do CriAtivar uniu duas grandes paixões, a arte e o meio ambiente, já que a responsabilidade socioambiental sempre esteve presente em seu trabalho como artista e educadora. “Poder organizar uma mostra onde tudo isso está junto, é um prazer imenso, principalmente porque tivemos participantes da região e também de outros estados, com trabalhos de muita qualidade. Espero que esse projeto ajude as pessoas a terem um novo olhar sobre o mundo em que vivemos”, celebra.

Confira os 10 classificados da Mostra CriAtivar

Os 10 classificados vão receber 10 cópias impressas dos seus postais e os três primeiros receberão premiação em dinheiro. Confira os classificados e os temas!

1º lugar: Harmonia infinita

A narrativa visual partiu da ideia de representar a agroecologia como a harmonia entre tecnologia ,criatividade, agricultura sustentável e a vontade de assegurar uma vida saudável para o mundo. Uma harmonia que deve se repetir infinitamente para o bem do planeta. A obra foi feita de forma digital mas para representar o tema de forma mais orgânica a preferência foi por texturas de giz de cera e spray e cores variadas para representar a diversidade do assunto. As cores foram escolhidas de acordo com a temática. O azul representando paz, rosa representando amizade e harmonia, verde que representa o sustentável e um céu colorido representando esperança que explode para o planeta cada vez que esse ciclo harmônico é novamente iniciado trazendo para cada vez mais perto um futuro sustentável. Além da representação óbvia ao ciclo infinito, também mostra como os conceitos e princípios ecológicos devem rodar o mundo para serem compreendidos e praticados por todos por um mundo melhor.

2º lugar: Vida Seca

Vida Seca é uma obra de colagem digital e procura refletir sobre questões urgentes do mundo atual como aquecimento global, desastre ambiental, fome e o risco de desertificação do planeta, que pode resultar em uma grave crise alimentar em um futuro não muito distante. É uma arte carregada de simbolismos. O uso de cores quentes (laranja e vermelho) tem como objetivo remeter ao aumento da temperatura provocado pelas mudanças climáticas. A árvore seca (queimada) olha para o problema do desmatamento que continua devastando a Amazônia brasileira. Resta apenas uma folha nessa árvore, que pode ser interpretada como esperança de que ainda há tempo para reverter esse processo contínuo de destruição do meio ambiente ou como alerta: estaremos nós a uma folha do fim? A figura humana, magérrima, representa a fome, a escassez, a secura, por isso tem a pele craquelada tal qual um solo infértil. A figura tem o rosto virado para a folha, como se buscasse algum alento no pouco de vida que ainda resiste à ganância humana.

3º lugar: Meteoro pra quê?

A peça Meteoro Pra Quê?indaga como somos os arquitetos de nossa própria destruição, invocando no formato de uma motosserra, o meteoro, símbolo do que causou a extinção dos dinossauros, estes que aqui, representados por um triceratops, simbolizando o caráter da classe política dominante no Brasil. Eles que se dizem os estandartes da “nova política”, porém não passam dos mesmos velhos dinossauros, com os mesmos velhos dogmas e com o mesmo velho desprezo pelos paradigmas modernos, enfrentados por uma sociedade que luta pelo caminho da evolução, seja ela moral, tecnológica ou espiritual, enfrentando as barricadas daqueles que saudosamente buscam frear o progresso defendendo os chamados “Bons e Velhos Tempos”, que nunca foram realmente bons, só são realmente velhos. Além disso a arte emula um efeito de lambe-lambe, notória forma de expressão e protesto das ruas, se utilizando dessa estética para protestar contra aqueles que deveriam estar a frente lutando pelos interesses do povo e pela nossa prevalência e futuro, porém cegados por seu imediatismo, ignorância e arrogância, ignoram o fato de que, hora ou outra, também serão afetados pelas mudanças que decorrerão de sua negligência. Sabendo estamos a apenas 20% do desmatamento que levará a mudanças que alterarão de forma drástica nosso ambiente e produção alimentar, o que pode de forma definitiva levar a nossa ruína, eu pergunto… Meteoro pra quê?

4º lugar: Agricultura urbana, o sonho da horta coletiva

A partir do reaproveitamento de caixas de papelão coloridas que seriam descartadas, a obra foi produzida com a técnica de mosaico, adaptada a esses materiais. Como artista visual, adapto diferentes técnicas artísticas visando o reaproveitamento de materiais e incentivando o uso de materiais que temos em casa para fazer arte. Entre elas, o mosaico, que também ensino a outras pessoas através de aulas na oficina “Eco Criativa”. A obra “Agricultura urbana, o sonho da horta coletiva” foi inspirada em uma foto aérea de uma horta coletiva localizada em um bairro de Curitiba, (tentei buscar o autor da foto para inserir os créditos, mas não o encontrei) a ideia foi lançar uma provocação sobre criar possibilidades de inserir mais verde, mais alimentos frescos e estimular a coletividade dentro dos centros urbanos. Somos o que comemos, somos resultado de nossas escolhas, e alimentos deve ser direito de todos! Que as hortas coletivas possam, num breve futuro, ser uma realidade.

5º lugar: Equilíbrio

Partindo da inspiração na imagem de uma bailarina e sua capacidade de equilíbrio, a obra ilustra uma mulher-árvore, com suas raízes avançando pela terra enquanto suas folhas crescem em direções opostas. Envergada pelo tempo, pelas dificuldades, encontra-se com expressão serena e em plenitude. Com ela, a reflexão sobre a importância de encontrarmos um estilo de vida adequado as nossas necessidades, pois somos a natureza. A obra equilíbrio trata da busca individual de cada ser para encontrar, assim como no movimento da bailarina, o ponto central em atitudes, as soluções para uma sobrevivência e vivência saudável e em harmonia. Como pensamos no coletivo, como nos alimentamos, a forma como descartamos nosso lixo, o uso que fazemos ou não de agrotóxicos e todo tipo de envenenamento que cometemos com a natureza e nossa saúde, importam! Podemos seguir sem fazer as escolhas certas de desenvolvimento? Não, não podemos. Todo o pensar e busca de conhecimento e técnicas para que nosso futuro se concretize com qualidade de vida depende disso. A arte toda em preto e branco e algumas nuances em cinza, sem o colorido da natureza e a infinidade de matizes, é um protesto pela forma como nossas florestas e o meio ambiente têm sido tratados desde o passado e infelizmente, ainda no nosso presente. Por ser um postal, a arte foi pensada para ser vista na vertical e horizontal, mudando assim pontos de vista.

6º lugar: Qual será o preço?

A obra retratada nos faz questionar as consequências da superexploração dos nossos recursos naturais. E repensar nossos hábitos de consumo.  Os alertas de desmatamento na floresta Amazônica cresceram 63,75% em abril de 2020, se comparado ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o sistema Deter-B, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Neste ano, foram emitidos alertas para 405,6 km², enquanto no ano anterior, no mesmo período, foram 247,7 km². Fonte: G1

7º lugar: A Importância da Agricultura Familiar

Minha obra é inteiramente pensada em todas as famílias de pequenos agricultores que ganham seu sustento trabalhando com plantação de alimento, a agricultura familiar é muito comum em todas as partes do Brasil já que todos os biomas são aptos para essa atividade, sendo também muito importante para a economia empregando mais de 10 milhões de brasileiros. Sua importância na produção de alimentos para todo o país é muito grande sendo que 70% dos alimentos que são consumidos no Brasil vem da agricultura familiar, além disso a maioria dessas famílias andam de mãos dadas com a sustentabilidade, visando a prática tradicional de cultivo e de mínimo impacto ambiental. Meu intuito com a criação dessa obra é que mais pessoas consigam valorizar e perceber a importância que essas famílias trabalhadoras tem em relação a agroecologia no Brasil e que sem elas a plantação de alimentos seria muito mais complicada e menos ecológica.

8º lugar: Caminhos

O postal surgiu da ideia de representar a agroecologia a partir do estudo dos significados que compõe a palavra, sendo; AGRO: terreno cultivado ou potencialmente cultivável; ECO: prefixo que vem do grego oikos e significa “casa, lar, domicílio, meio ambiente” – e também o outro sentido de ECO, que é a repetição de uma onda sonora por uma superfície ou um objeto; e LOGIA: do grego lógos, que significa “tratado, estudo, teoria”. Dessa maneira, o objetivo foi fazer uma composição tipográfica que representasse esses 3 significados, com o terreno cultivável representado pelo cartão totalmente preenchido; a repetição das palavras simbolizando o eco no sentido de propagação necessária da mensagem a favor do meio ambiente e da agroecologia; e o destaque para cada parte da palavra aplicado em um mecanismo de gestalt que, quando olhado no contexto geral, representa a unificação de uma teoria/estudo com várias palavras “soltas” se tornando um só. Tudo isso para validar a apresentação de caminhos possíveis para uma produção de alimentos mais sustentável, representados na foto da folha de rúcula orgânica em formato de um coração (essa rúcula é real, uma foto feita por mim), que mostra ao mesmo tempo o cuidado com o local onde se planta e os caminhos na sua folha, espalhados entre as palavras, a “terra fértil”. A continuidade dos caminhos, ainda que não lineares, também pode ser representada pela continuidade das palavras nas diagonais. O fato de não ter uma explicação escrita do que é a palavra também é proposital, a fim de gerar curiosidade para aprofundamento no assunto, visto que o postal pode ser visto como um item de decoração.

9º lugar: Tao Ecologia

Tao em chinês quer dizer caminho e é o nome do símbolo do yin e yang, que foi a inspiração para essa obra. A simbologia do Tao traz a ideia de equilíbrio, de que tudo na vida é um ciclo. Essa é a mesma ideia que a agroecologia e a sustentabilidade trazem ao equilibrar meio ambiente e sociedade. Yang é movimento, força motriz, é o que acelera a energia de todos os seres. Yin é geração, criação, interiorização do espirito, calmaria. Todo yang só sobrevive com um pouco de yin, todo yin só sobrevive com um pouco de yang. Os círculos amarelos e azuis representam a luz solar e a água respectivamente. A água sendo sugada pelas raizes da árvore, que leva os nutrientes do solo até as folhas mais altas. E as folhas recebem a luz solar, fazendo a fotossíntese e nutrindo das folhas até as raízes, sempre num ciclo. O olhar para a obra vem de cima para baixo onde está centralizado o símbolo principal, dando a ideia de luz e esperança. As raizes em espiral trazem a ideia de movimento e infinito. O tronco primeiramente sinuoso, acompanhando o ciclo do símbolo do Tao, trazendo o lado feminino de graça e ritmo da natureza. E então, na parte de cima, o tronco na vertical, mostrando o lado masculino de força e estabilidade.

10º lugar: Sangue do agricultor

Esta obra tem por objetivo ilustrar o quão prejudicial é a “dominação” das grandes companhias no setor rural, seja na pecuária ou agricultura. O pequeno agricultor, as médias e pequenas empresas de cultivo e comércio de bens orgânicos, são devorados pelas grandes, tendo seu espaço tomado. Grande símbolo dessa “onda” que devasta os pequenos agricultores são as queimadas, o fogo (aqui representado pelas cores quentes), que não só consomem fisicamente a natureza, mas também transformam em cinzas muitas plantações altamente sustentáveis. Em contrapartida, o verde é uma alusão a natureza, a vegetação das quais o pequeno harmoniosamente se utilizapara sobreviver.
O agricultor pequeno, então, é forçado a sair de seu espaço pelos grandes (que aqui são mostrados pelos braços e mãos, sendo aquele acima o pequeno agricultor, e abaixo o grande), e ele sangra (para trazer o símbolo da brutalidade cometida). Sua cultura de cultivo sustentável, harmônica com a natureza a sua volta, é representada pelos elementos superiores (o chapéu de palha, o trigo e as frutas), dos quais ele luta em retomar, enquanto é “forçado” para baixo, para ser consumido pelo fogo.

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze