O artista nigeriano Augustine Kawoh, o Austin, abre exposição na próxima segunda (17), com vernissage no sábado (15), expondo 14 pinturas em técnicas diversas, na Casa do Barão, em São Vicente.
Austin usa a pintura figurativa para expressar os desafios e lutas da vida, por meio da histórias de personagens fortes e espiritualizadas, sobretudo de mulheres, crianças e famílias africanas, em traços ágeis, cores fortes e vibrantes, com técnicas como acrílico sobre tecido de juta; aquarela e caneta esferográfica sobre papel; corretivo líquido no papel preto e colagem.
Com o titulo ‘Amor – História não contada II’, o artista realiza uma vernissage virtual no dia 15 de maio (sábado), das 17h30 às 19h, com transmissão na página do Facebook do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV), que sediará a exposição.
A abertura contará com a apresentação do coral Kuimba, com repertório baseado em canções populares de matriz africana, mais especificamente, de Angola.
A exposição tem curadoria de Vanessa Rajomes, e realização do Grupo Vapalu, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, via Secretaria Municipal de Cultura de São Vicente.
As obras de Austin estarão em cartaz de 17 de maio a 7 de junho, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, na Casa do Barão, dentro do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV), na Rua Frei Gaspar, 280, no Centro, em São Vicente, com entrada gratuita.
Obras de Austin expostas em ‘Amor – História não contada II’
Entre as pinturas expostas, estão: Aqualtune (80×100), acrílico sobre tecido de juta com artesanato pergolado de cocal e caneta hidrográfica, na qual Austin retrata a princesa Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, trazida ao Brasil como escrava reprodutora; e A Redenção (80×100),técnica mista de acrílico sobre tecido de juta na tela com artesanato de cocal e caneta hidrográfica, que traz o retrato dos filhos do ator Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, Bless e Títi que são adotivos do Malawi, naÁfrica, junto com Zyan, filho de sangue do casal – por meio desta tela, Austin coloca em foco a discussão sobre adoção internacional de crianças, sobretudo aquelas advindas de países pobres do continente africano.
Outras obras expostas
- Autorretrato de Austin
- O Vínculo III
- Identidade
- Eu Tenho um Sonho
- A Vaidade
- A Sabedoria
- A Luta
- Pedaço de Mim
- A Preparação
- O Vínculo I
- Amor Liberdade III
- Mulher Virtuosa