De 13 a 17/2, temos um encontro marcado com o Quiloa Maracatu para uma festa de vivências e muito mais.
O evento já virou tradição, já que é feito anualmente pelo Quiloa, sempre promovendo atividades diversas e vivências para que o público possa experimentar, compartilhar e descobrir o maracatu, que é uma parte importante da nossa cultura. Em sua 14ª edição, a mostra de arte tem o objetivo de abrir ainda mais o espaço para a reflexão e perguntas sobre essa manifestação, que lança luz para os elementos do cortejo e como ele pode ser relido ao longo dos tempos.
A intenção do evento é convidar a população a apreciar, pensar e se questionar sobre o que é o maracatu, e além disso, outras perguntas importantes como quais são as curiosidades que despertam em cada um ao estar diante de um cortejo, o que cada elemento remete seu pensamento e sentimento, e muito mais. Para os organizadores, a missão é promover uma conexão com a ancestralidade e contemplar a diversidade de gênero, a mulher, e o negro, que são autores desta cultural e são as maiorias da sociedade brasileira.
“Vivenciar o Maracatu é uma busca, sobre nossa ancestralidade e identidade Brasileira de matriz africana e indígena, que nos fortalece, quando colocamos o cortejo na rua , procuramos convidar as pessoas para sentir esta prática artística. Refletir sobre os elementos do cortejo é procurar compreender sobre nossas liberdades, repreensões e encontrar alternativas para seguir a manutenção da Cultura”
– Felipe Romano, integrante do Quiloa Maracatu
Para saber mais sobre o Quiloa, visite a página clicando aqui. A programação completa do evento você confere abaixo: