O cinema em Santos: um legado que nos levou ao reconhecimento internacional

História, infraestrutura e nomes famosos da 7ª arte em Santos

É da cultura santista aproveitar uma boa sessão de cinema e não é a toa que a cidade é considerada uma das melhores do Brasil em termos de frequência de salas de cinema

As primeiras salas

Santos também teve sua época áurea do cinema de rua. No começo, a infraestrutura das salas de exibição era um tanto quanto acanhadas e o ambiente sem conforto algum, e na maioria das vezes tudo acontecia manualmente e na base do improviso. Mesmo assim, não havia nada como aquilo antes, então sua chegada fez a alegria de todos na região.
A primeira manifestação de cinema na Baixada Santista foi em 1897, com exibição de “fotografias animadas”, no Recreio Miramar (Praia do Boqueirão) e chamou a atenção do público e da publicidade local. Já em 1899, o “Cynematographo” tinha sido inaugurado e atraia grande concorrência. Ele ficava na Rua de Santo Antônio (atual rua do Comércio), no centro histórico. Mas só em 1903 teríamos outra oportunidade de ver a nova arte que estava revolucionando a Europa e América do Norte. Desta vez no Teatrinho Variedades (Praça dos Andradas esquina da Rua 15 de Novembro) exibindo “A Vida e Paixão de Jesus Cristo” em quadros coloridos e com movimentos.
Em 1904 a cinematografia já havia tomado conta da cidade. No Parque Miramonte havia o Salão Fantástico exibindo filmes americanos, e no mesmo ano, o Teatro Guarani trouxe inúmeras inovações para o cinema da cidade. Segundo a imprensa, o cinematógrafo era o mais aperfeiçoado aparelho que já teve por aqui. “Sansão e Dalila” e “Dom Quixote” foram alguns dos filmes exibidos, e detalhe: todos em cores!
Até então, o Teatro Guarani era o principal cinema da região, porém em 1908, ele passou a ter vários concorrentes como o cinema Candbourg no Redondéu (Praça de Touros) da Rua Amador Bueno, com sessões ao ar livre quando não chovia. Um cinema ao ar livre nos jardins do Parque Balneário Hotel, no Gonzaga, também foi inaugurado na época. A partir de então, os cinemas neste estilo – ao ar livre – começaram a ditar moda e o Miramar, lá no Boqueirão, não quis ficar pra trás e inaugurou um também, com exibição aos sábados e domingos.
A partir de março de 1909 o Clube XV oferecia domingueiras cinematográficas aos associados e familiares, na sede da Rua Amador Bueno (esquina da Rua Constituição). Também veio o Circo Martinelli, instalado num terreno da Rua Amador Bueno e apresentava a grande companhia de atrações e variedades, com iluminação elétrica e o único cinematógrafo americano, algo nunca visto antes na cidade.
Talvez um dos cinemas mais conhecidos foi o Cine-Teatro Coliseu, pois seu prédio também serviu como um dos primeiros teatros santistas, já foi cassino, arena, abrigou lojas e até um posto de gasolina, e quase foi demolido, pois se tornou um “elefante branco” (sem funcionalidade alguma).
Em julho de 1909 era solenemente inaugurado o cine-teatro mais chique do município, o Coliseu Santista. Tinha 800 poltronas, além frisas e galerias, a melhor das estruturas. No final das contas, tornou-se uma das melhores casas de filme do mundo, na opinião de ilustres visitantes conhecedores do assunto. Mais para frente, em 15 de março de 1934, o tão conhecido Cine Roxy era finalmente apresentado aos santistas, com a exibição do filme “Cântico dos Cânticos”.
Não podemos esquecer do Bijou Salon de Gustavo Pinfild & Filho, com 400 lugares, ficava na Rua 15 de Novembro, e ficou famoso por exibir filmes eróticos.
E um crossover interessante entre cinema e futebol também ocorreu nos tempos áureos do Santos da década de 50. Quando o Pelé era o líder de um time que colecionava vitórias país afora, o Santos Futebol Clube quis entrar na onda do cinema em Santos e então criou uma sala de projeção cinematográfica, com acesso do público em geral e sua programação era divulgada em anúncios nos jornais.
Não podemos deixar de citar o Cine São Bento, no Valongo, que ao longo do tempo foi aprimorando sua miserável estrutura e se tornou o primeiro de Santos a ter o piso irregular, de modo a permitir que a plateia visse a tela. Ele fazia a alegria da criançada nas matinês de domingo.

Infraestrutura na cidade

Ao passar das décadas, o cinema em Santos foi se aprimorando cada vez mais até virar referência, seja pelas pessoas envolvidas ou até mesmo pela excelência das programações de suas salas.
Cinematografistas dos mais dedicados também estiveram sempre muito bem envolvidos com tudo por aqui e juntos fizeram o cinema evoluir para que hoje possamos usufruí-lo do melhor jeito. Não podemos deixar de citar a Empresa Santista de Cinemas, responsável por grande parte dessas conquistas.
Ao longo dos anos, o Cine Atlântico foi referência em aparelhagem e assegurava o máximo em nitidez de projeção e de som. Ele foi, muitas vezes, o ponto de convergência da elite santista. E uma curiosidade, a renda total da noite de inauguração dele foi revertida às diversas instituições de caridade de Santos.
O tão conhecido Roxy, funcionando até hoje – diferentemente de quase todos os outros citados no texto – é um dos mais importantes da história em Santos. Sua infraestrutura, ventilação e aparelhos modernos foram pioneiras, e ao passar dos anos sua rede teve uma ampliação para shoppings da região.
Sem esquecer de outros nomes como o Cine Paramount, o Miramar, Cine Carlos Gomes, Cine Avenida, Cine Iporanga, Cine Indaiá, entre outros, que fizeram parte dessa trajetória do cinema em Santos e possuíram salas com a infraestrutura de primeira. Além de fecharem parcerias com distribuidoras de renome como Paramount, Fox, Columbia e Universal, um triunfo para a época.
Além disso tudo, tivemos o mais antigo Cineclube do Brasil, que durante muitos anos sobreviveu sob a direção de Maurice Légeard e rendeu muitos frutos como a Cinemateca. Também temos por aqui o Instituto Querô, uma organização da sociedade civil que estimula talentos através do audiovisual e desenvolve o empreendedorismo para jovens amantes do cinema e que vivem em condições de alto risco social.

Santistas no cinema

A cidade de Santos sempre foi famosa por ser um ‘celeiro’ de talentos, no cinema não foi diferente. Seja atuando, dirigindo ou nos bastidores, inúmeros Santistas (natos e de coração) já deram o nome nas telonas por aí. Aqui vão alguns artistas da nossa cidade que fizeram sucesso no cinema:
Começando por Ney Latorraca, que é, sem dúvidas, o mais bem-sucedido em questão de atuação nas telonas. Estreou em 1970 e fez diversos filmes como “Anchieta, o José do Brasil” (1977), “Beijo no Asfalto” (1984), “Ópera do Malandro” (1986), “Viva Sapato” (2002), “Irma Vap, o Retorno” (2006), entre outros.
Outro grande nome da nossa cidade, Lolita Rodrigues, famosa no rádio e na TV, no começo de sua carreira fez o filme “Quase no Céu”, em 1949.
Paulinho Vilhena teve sua primeira experiência no cinema em 2004, com Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida. Teve destaque também em “Como nossos pais” (2017) e o atual “Turma da Mônica – Laços” (2019), sendo o pai do Cebolinha.
Rolou crossover com música também, “O Magnata” (2007) teve seu roteiro escrito por ninguém mais, ninguém menos que Chorão, do Charlie Brown Jr.
Graziella Moretto fez alguns filmes como “Cidade de Deus” (2002), “Não por acaso” (2007) e “O Martelo de Vulcano” (2003), filme da Ilha-Ra-Tim-Bum, clássica série da TV Cultura. Grazi já foi premiada no Festival de Paulínia como Melhor Atriz Coadjuvante.
Serafim Gonzalez (nascido em Sertãozinho mas que se radicou em Santos) fez diversos filmes, um deles foi “Acquaria” (2003), filme protagonizado pela dupla Sandy & Junior.
Plínio Marcos, pupilo de Pagu, atuou em “A Arte de Amar Bem” (1970) “Beto Rockfeller” (1970) e “A Santa Donzela” (1978). Plínio teve pelo menos dez filmes inspirados em obras de sua autoria.

*Contém informações do site Novo Milênio.

Toda essa história não poderia ter sido em vão. Merecidamente, nossa cidade foi eleita pela UNESCO como uma das oito cidades criativas no mundo do cinema, junto a cidades como Sydney, na Austrália, Roma, na Itália, entre outras. É legado e aclamação que você quer? Então toma!


Confira mais matérias sobre a história e curiosidades da Baixada Santista navegando pelo nosso site!

Quer dicas de passeio e gastronomia na região? siga nosso instagram @revistanove

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze