O chef participa do segundo reality gastronômico da carreira, às vésperas de abrir o segundo restaurante em Santos
Dario Costa começou lavando louça em um restaurante na Nova Zelândia, para onde foi em 2008 com o intuito de aprender a falar inglês e surfar. Acabou virando cozinheiro e, a partir daí, atuou em cozinhas na Itália e como chef em uma embarcação na Indonésia.
Voltou para Santos, formou-se em gastronomia e ganhou destaque à frente de importantes restaurantes da cidade, até ser selecionado para o Programa Masterchef Profissionais em 2017.
Em outubro de 2018 inaugurou, em Santos, o Madê Cozinha Autoral, onde fincou de vez em terras caiçaras a bandeira que já erguia no Masterchef, da cozinha com ingredientes locais e sazonais.
Os mais de 10 anos de vivência na cozinha fazem dele um chef criativo, antenado e ousado. Mais que um cozinheiro, Dario é um estudioso da comida, e nutre um grande apreço pelo movimento comfort food, que prioriza a ‘comida com aconchego’.
De suas viagens pelo mundo, o chef traz as influências da culinária internacional, que resultam num menu de fusão, mas com aquele gostinho de comida de casa de vó e pratos com pouca manipulação, preparo rápido e ingredientes frescos.
Às vésperas de comemorar os dois anos do Madê, Dario Costa já tem outro empreendimento prontinho para inaugurar, só esperando a pandemia dar uma trégua. O Parú fica no Novo Mercado de Peixes de Santos e vai trazer uma proposta inédita de fast food de frutos do mar.
Sobre tudo isso e, claro, sobre sua atual participação no reality global Mestre do Sabor, onde Dario já é um dos favoritos, com quatro dos seis melhores pratos individuais apresentados, nós conversamos e eu conto tudo na entrevista a seguir.
* Entrevista originalmente publicada na Revista Mais Santos, concedida a Diego Brígido
Foto: Camila Maia | Divulgação Rede Globo