Ser bagunceiro, para muitas pessoas, é sinal de criatividade, mas pesquisas apontam que o ambiente bagunçado prejudica e muito a produtividade das pessoas.
Recentemente, no atendimento a uma empresária, sócia de uma pequena empresa, onde geralmente o sócio exerce vários papéis, observei a forma de organização de sua mesa, estava repleta de pilhas e pilhas de papéis.
Vale ressaltar que fui contratada para ajuda-la em relação aos resultados financeiros da empresa. Quando começamos a trabalhar os números do negócio, identificamos um alto valor de perda financeira que acontecia por falta de pagamento das faturas em dia, sem contabilizar, também, o tempo desperdiçado ligando para fornecedores para emissão dos novos documentos de pagamento com novo vencimento.
O que acontecia nessa pequena empresa é que a desorganização e a bagunça impediam a empresária de enxergar de forma ordenada e de classificar os vencimentos, sendo assim, os pagamentos eram sempre recalculados com juros, e o prejuízo se acumulava.
Os profissionais que possuem essa característica, também correm risco de trazer grandes prejuízos às empresas onde trabalham. A perda de um documento importante, o projeto que demorou para ser desenvolvido e não é encontrado no computador, o tempo gasto nas buscas, os atrasos e o retrabalho, entre outros, são alguns dos prejuízos mais fáceis de computar.
Bagunceiros perdem promoções
Pesquisas apontam que essas pessoas geralmente são excluídas de promoções e de novos cargos, em especial de funções gerenciais, uma vez que esse comportamento é observado por líderes e geram insegurança.
A mesa de trabalho é o local onde fica fácil identificar quem são os bagunceiros e geralmente em meio à papelada ainda existem inúmeros bibelôs, fotos, entre outras coisas.
Fotos da família e dos filhos sobre a mesa de trabalho, por exemplo, é um ponto positivo apontado, assim como lembretes por meio de post-it também. A questão é o estado de organização em que a mesa se encontra.
A bagunça reflete a organização da mente
O processo de organização está ligado à mente, não é possível mudar comportamentos e hábitos se não entendermos o real motivo e o que esses comportamentos afetam em nossa vida.
No processo de coaching, trabalhamos a clareza de objetivos e quais os comportamentos que estão nos impedindo ou afetando negativamente para o alcance do que queremos.
Se você sabe que precisa mudar algo e não sabe como, o Coach é o profissional que pode te ajudar na identificação desse caminho, rumo ao seu objetivo.