Bodegaia

Fotos: Christian Jauch

Nova identidade com pezinho no nordeste

As duas unidades da Bodegaia, na Pompeia e no Centro de Santos, já são velhas conhecidas dos santistas, turistas e moradores de outras cidades da Baixada Santista. A primeira completa, em setembro, 10 anos, na esquina das ruas República Argentina e Ceará e a caçula, na rua Quinze de Novembro, completou cinco anos em junho.

A unidade da Pompeia é point de encontro dos amigos para o happy hour e, claro, reúne também aqueles que buscam boa gastronomia e as criações exclusivas da casa, todas com o toque do proprietário e chef Manoel Gaia.

No centro, o foco são os trabalhadores daquela região que não abrem mão de uma boa refeição durante a semana, mas também já virou tradição aos sábados, com a famosa feijoada com música ao vivo, que toma conta da calçada da ‘quinze’ e nos happy hours de quinta e sexta, com a volta do projeto Happy Centro, da Prefeitura de Santos.

A novidade é que para comemorar o aniversário das duas casas, as Bodegaias vão ganhar nova roupagem e assumir, de vez, a culinária brasileira com forte tendência nordestina. Quem frequenta qualquer uma das duas sabe que já existe um pezinho no Nordeste em alguns pratos de sucesso dos dois endereços. Mas agora, além de novas receitas no cardápio, os ambientes também ganham um toque arretado, com a temática cordel. A transformação já começou e quem for na unidade do Centro já vai perceber isso.

Gaia garante que houve uma preocupação com as cores utilizadas na decoração e nos utensílios, nos adesivos e na disposição do espaço para que ficasse o mais próximo possível da nova identidade. ‘Até o nosso logotipo vai mudar, além da apresentação dos pratos. Também estamos aperfeiçoando o nosso atendimento, pois a ideia é que tenhamos uma gastronomia brasileira com serviço de qualidade’, afirma o chef.

Além do visual

Outra novidade é que entraram no cardápio cervejas artesanais, inclusive do norte e nordeste, e vinhos produzidos no Vale do São Francisco, além de outras marcas de cervejas convencionais, como Heineken e Eisenbahn. ‘Já temos testado algumas variações no cardápio, aos poucos, para nossos clientes irem se habituando com a nova proposta’, confessa Gaia. A manteiga de garrafa e o óleo de coco, por exemplo, já foram introduzidos em alguns dos pratos.

Algumas especialidades nordestinas ganham versões individuais para que os comensais possam provar uma maior variedade de pratos e não sejam forçados a comer o mesmo que os demais na mesa. Um chef nordestino foi contratado para uma consultoria e a implantação da nova cultura nas duas casas e Gaia já está planejando uma viagem para o Nordeste para uma imersão na gastronomia das principais capitais da região. ‘Queremos descobrir novos sabores e principalmente novos produtos. Vamos estudar bem a gastronomia regional, pois nossa ideia é produzir algumas coisas aqui na Bodegaia, como carne de sol e carne curada’.

A nova proposta também considera quebrar o estereótipo de que a comida nordestina tem que ser pesada. Para o chef é possível criar pratos tradicionais desta culinária, com mais leveza, menos gordura e muita qualidade. ‘Tudo isso vai acontecer sem que a Bodegaia perca a essência de boteco, que nos tornou referência na região. Seremos um boteco nordestino, com opções para beliscar ou para uma refeição completa’, garante Gaia.

As casas continuam com música ao vivo, mantendo o samba e o MPB, que já fazem sucesso nas duas unidades, mas devem ganhar novos estilos, como o forró e o sertanejo, na Bodegaia do Centro.

O que entra no cardápio

Alguns pratos já estão definidos no novo cardápio. São eles: Caldo de Mocotó, Mocofava (fava, bacon, calabresa, carne seca, costela de porco, cozidos no caldo de mocotó), Bolinho de Baião de Dois e a Polenta de Colher de ragu de rabada, puxada no alho torrado, com redução de cachaça amadeirada.

O que não pode sair do cardápio

Os tradicionais, que já fazem sucesso na Bodegaia, continuam no cardápio. São eles: Escondidinho de Carne Seca, Atolado das Cabeceiras, Bolinhos de Feijoada, de Carne Seca com Mandioca e Camarão com Mandioca, Carne Seca desfiada e, claro, a Feijoada.

Mas até setembro tem muitas outras novidades na cozinha, com comidinhas e bebidinhas exclusivas, visse?

Serviço

Serviço

Rua República Argentina, 80 – Pompeia – Santos

De terça à sexta, das 18h às 00h
Sábados, das 18h à 1h
Domingos, das 13h às 18h
Cartões: Master e Visa

Rua Quinze de Novembro, 26 – Centro – Santos

De segunda à sexta, das 11:30 às 15h
Quintas e sextas tem happy hour (quinta até as 21h e sexta até a 1h)
Sábados, das 12h às 18h
Cartões: Master, Visa, TR, Sodexo, Alelo, Planvale e Verocard

Diego Brígido

Editor da Revista Nove

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar bebida beneficente bertioga birdwatching Brasil cachaça cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cinema circo clima coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança design design gráfico designer dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar LAB lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping lucky tattoo mar moda mongaguá mostra mudanças mulheres museu museus música nacional natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa patrimônio persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social projetos restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança sesc shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop