Olá Amigos!
Vamos abrir a coqueteleira hoje pra falar de mais um clássico dos balcões brasileiros: Maria-Mole
Antigamente, o início alcoólico de um homem era com o Trio de Ferro, ou Trio de Cana: Rabo de Galo, Bombeirinho e Maria-Mole. Infelizmente, a criação dos energéticos sufocou e muito a coquetelaria clássica e muito mais a botecagem nacional e seu trio feito com Cachaça.
Eles são vitimas de preconceitos e apelidados como bebida de ‘Tio Bêbado’, mas isso tudo por causa da baixa qualidade das cachaças da época, coisa que hoje em dia mudou muito com o esforço de grandes empresas trabalhando por produtos de qualidade superior, o que levou algumas marcas a lançarem suas Cachaças Premium.
Infelizmente, esse como outros coquetéis nacionais, são muito pobres de histórias. O provável é que alguém queria dar uma adocicada no sabor do conhaque nacional* e surfar a onda que se inicia com a criação do Rabo de Galo.
*Vale ressaltar que em se falando do conhaque nacional, que é usado na Maria Mole e em outros Coquetéis da botecagem brasileira, me refiro ao Dreher, destilado de cana-de-açúcar com extrato e aroma de gengibre, que é enquadrado em bebidas compostas ‘conhaque de gengibre’.
Deu duro? Chama um Dreher!
O conhaque verdadeiro é aquele brandy de uvas francesas, fermentadas e destiladas na região de Cognac na França.
Mas o que se sabe é que de Mole essa Maria não tem nada. E esse encontro do Vermute doce branco com o conhaque* resulta em um sabor inigualável e que se deve beber sem gelo, ideal para os dias mais frios do ano.
Mas, cuidado! O poder de uma ‘MM’ (carinhosamente conhecida), pode ser avassalador!
Receita de Maria-Mole
Ingredientes:
50 ml de Conhaque Dreher
50 ml de Vermute Bianco (na receita, usei a marca Martini)
Modo de preparo:
De preferência, em um copo americano, misture a dose do Conhaque e Vermute. Mas você pode usar um copo shot e usar medidas iguais.
Simples né? Mas tome cuidado…
Se tivesse um comercial de tevê com esse coquetel, certamente no final apareceria a aquela tela azul com letras brancas e a voz do locutor dizendo: ‘Cuidado! Bebida com alto índice de amnésia!’.
Beba com moderação.