Afinal, quem é o novo turista?

Por Diego Brígido

Na minha opinião, não há resposta mais sensata para esta pergunta do que: teremos de descobrir! Apesar de haver muitas teorias sobre o perfil do turista no pós-pandemia, a maioria delas não passa de especulação, de hipóteses.

Isso porque o comportamento daqueles que estiverem dispostos a viajar nos próximos meses estará, inevitavelmente, ligado a condições que ainda nem se mostraram. A descoberta da vacina, o índice de infectados (e de letalidade) e os protocolos adotados pelo destino que pretende visitar serão aspectos preponderantes no comportamento do novo turista.

Alguns fatores, no entanto, parecem evidentes, como a tendência por viagens de curto deslocamento; uma preocupação maior com as questões de higiene e sanitização; a preferência por destinos e atrativos turísticos sem aglomeração e uma maior importância às experiências mais humanizadas e conectadas à natureza.

Leia também o artigo: Como o hiperlocalismo pode salvar o turismo no pós-pandemia?

Uma pesquisa encabeçada pela Interamerican Network, em parceria com o site Catraca Livre e outras associações da América Latina, na primeira quinzena de junho, identificou que 34% das pessoas têm como maior preocupação ao decidir uma viagem nos próximos meses as questões de segurança sanitária, saúde e higienização e 18% priorizarão lugares que não são cheios. A boa notícia é que 46% dos entrevistados pretendem viajar ainda em 2020 e outros 26% podem viajar se encontrarem boas promoções.

Entre os pesquisados, ainda, 54% farão viagens domésticas e 39% vão preferir destinos de praia, 18% culturais e 13% ecoturismo e contemplação. Dos brasileiros pesquisados, 33% vão buscar opções de viagens na internet, enquanto 30% seguirão recomendações de amigos e 10% da imprensa e jornalistas especializados.

Mas, quanto tempo isso deve durar? O turismo passará por uma transformação definitiva? Destinos de massa estão com os dias contados? Novamente, teremos de descobrir! O que não dá é pra não fazer nada, porque, afinal, quatro meses de impactos precisam ser minimamente recuperados, ainda que pouco se pode fazer pelo que já se perdeu.

Arregaçar as mangas

Então, agora que boa parte dos destinos brasileiros começam a retomar as atividades gradativamente, é hora de arregaçarmos bem as mangas, já que não podemos dar as mãos. Eis alguns fatores que precisam ser levados em consideração com relação ao novo turista – e ao seu negócio ou destino no novo turismo:

– É preciso conhecer bem esse novo turista e, sim, discutir com ele quais são seus novos interesses e limites. Cuidado para não colocar todo mundo na mesma caixa, pois haverá pessoas dispostas a se aventurar mais e outras mais comedidas. Esteja aberto para ouvir e mais atento que nunca.

– A sensibilidade nunca foi tão importante ao receber alguém e agora o acolhimento precisa ser sentido pela expressão dos olhos, já que sorrisos estarão tapados pelas máscaras e o toque não é aconselhável. Sorria com os olhos e com o tom de voz! Os destinos e os negócios do turismo precisarão aprender a ser gentis. Árdua tarefa para muitos!

– Os protocolos de segurança, higiene e sanitização exigidos pelas autoridades e adotados pelos estabelecimentos trazem amparo racional ao turista, uma segurança já esperada, mas você precisará ampará-lo emocionalmente, para conquistar sua confiança e deixá-lo a vontade e tranquilo.

– Turismo é emoção, toque, sensação, experimentação e socialização. Boa parte disso não será possível por enquanto. Você terá que ser criativo e surpreender, com parcimônia.

– Sabe aquela tríplice que quase nunca sai dos discursos para a prática: poder público, iniciativa privada e terceiro setor trabalhando juntos, dialogando e respeitando atribuições? Pois é… se não for agora, não será mais. É clichê, amigos, mas, sim, a união vai fazer a força dos destinos no ‘novo turismo’.

– Não importa se você é um resort ou uma pousada; um restaurante estrelado ou aquele quiosque na praia, um empresário ou um prefeito, a sua cidade ou o seu negócio não estavam preparados pra isso. Então, seja humilde, busque informações, parcerias e capacitação.

– Talvez, de alguma forma, precisemos voltar ao que o turismo foi no passado, uma atividade de contemplação, até que tudo volte aos trilhos e o turismo de experimentação ganhe forças novamente. A experimentação não deixará de existir neste novo momento, mas ela deverá ser mais personalizada.

– E, por fim, um novo momento merece uma nova marca, com uma comunicação forte, coerente e honesta, que atraia o turista com argumentos racionais, mas o retenha com apelos emocionais; que promova a retomada da economia local, mas resguarde a saúde e a integridade dos profissionais, dos visitantes e da população.

Caros amigos, o novo turismo não cabe no velho formato. E você também não!

Diego Brígido

Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove  e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze