Essa história e tão simples e especial quanto a receita que compartilho com você hoje. A cidade é Wagner, na Chapada Diamantina (Bahia). Mas a dona da história é santista, filha de nordestinos, como muitos em nossa cidade e conta da saudade que sente de sua infância. Sua avó paterna fazia desse doce.
Vaneza conta que quando viajava pra Bahia ela lembra de acordar bem cedinho e ficar esperando o vaqueiro trazer o leite de vaca no sítio do seu avô.
Todos os dias, chegava ali cerca de 10 litros de leite e sua avó deixava descansando pra poder separar a gordura e fazer a manteiga, depois fervia e separava uma parte pra fazer o bolo de leite. Outro pouco ía para consumo diário e, para agradar os netos, fazia esse doce de qualhada que para ela até hoje é o melhor da vida.
Que gostoso reunir quem amamos em volta da mesa, é como fixar um lembrete desses em cor neon pra sempre em nosso coração. Os anos passaram e hoje com o coração cheio de lembrança e saudade ela compartilha conosco essa receita com cheirinho de fazenda e carinho de Vó pra gente se sentir abraçado em casa. Bom, vamos cozinhar? Vai ser maravilhoso provar essa receita cheia de amor. E você o que te lembra a infância?
Doce de leite coalhada
1 litro de leite tipo A
1 limão ou 5 colheres de sopa de vinagre
500 g de açúcar
2 paus de canela (opcional)
Modo de preparo:
Amorne o leite, coloque o limão ou vinagre e espere talhar em temperatura ambiente.
Leve ao fogo em panela de fundo grosso em fogo baixo com o açúcar e a canela até formar grumos e a calda ficar amarelada.
Desligue e espere esfriar para comer.