Dia 13 de junho é aniversário do bairro Valongo: 'casa' do Santuário Santo Antônio do Valongo e do Museu Pelé.
Atualizada em 13.06.2024
O historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Dionísio de Almeida, afirma que o Valongo começou a se formar, gradativamente, a partir do início do povoamento de Santos, com a chegada de Braz Cubas, na primeira metade do século 16.
Pontos Turísticos
Com muita história e tradição, o Valongo viu a volta de santistas e turistas com os esforços da Prefeitura de Santos em centralizar eventos dos mais variados tipos, para diferentes públicos – seja no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1) ou nos Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3).
Outro prédio histórico é o da Estação do Valongo, sede da Secretaria Municipal de Empreendimento, Economia Criativa e Turismo (Seectur). O prédio foi inaugurado em 1867 pela São Paulo Railway, sendo a primeira estação ferroviária do Estado de São Paulo.
Leia também sobre a estação do Valongo clicando aqui
E de frente a este casarão que saem os passeios da Linha Turística do Bonde, inaugurado entre os séculos 19 e 20, que proporciona passeios por pontos históricos e culturais, com roteiro adaptado, sistema de audioguia e Libras.
A presença destes veículos deu a Santos o título de Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.
Clique aqui para saber mais sobre o roteiro da linha do bonde
Novidades no Valongo
O Parque Valongo, um dos projetos mais aguardados pelos santistas que irá revitalizar o Centro Histórico, é um projeto de revitalização dos antigos armazéns da área portuária santista, que será um espaço de lazer e turismo tem inauguração da primeira fase na Festa Inverno Santos
Para saber mais do projeto do Parque do Valongo e da Festa Inverno Santos clique aqui