Quem passa pela avenida da praia, principalmente nas redondezas da Ponta da Praia, em Santos, com certeza conhece e já teve seus olhares atraídos pela Fortaleza da Barra Grande
Uma estrutura imponente, que jamais passaria despercebida, e chama atenção para o outro lado do mar, em Guarujá.
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, como consta oficialmente, é por si só um acervo riquíssimo à nossa inteira disposição. Ela foi construída em 1548 com o objetivo de defender o Porto de Santos. Estamos falando de um raro exemplar histórico da arquitetura militar do Império Luso-Espanhol, que, em 1964, foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.
A Fortaleza fica entre a Praia do Góes e a Praia de Santa Cruz dos Navegantes, e a vista indescritível que ela oferece não é o único motivo para visita-la. Você também encontra lá dentro o primeiro museu histórico de Guarujá, que atualmente recebe exposições itinerantes. Já no interior da capela, anexa à Fortaleza, é possível contemplar a última obra do pintor japonês Manabu Mabe: o mosaico Vento Vermelho, com 20m².
Uma carga histórica riquíssima e a estonteante vista da orla de Santos em perfeita harmonia para deixar a visita à Fortaleza da Barra Grande completa. Se você der sorte ainda vai encontrar por lá o Ivan di Ferraz, monitor do local e cordelista, que conta toda a história do equipamento em cordel. Nós já falamos dele em edições anteriores e você pode rever essa linda matéria no QR Code ao lado.
Uma boa pedida para curtir os dias frescos de Outono de uma forma diferente. Gostou da ideia? Convide os amigos e vá conhecer a Fortaleza da Barra Grande. A aventura já começa nas barquinhas que dão acesso ao local e a entrada é gratuita.