Dentre as inúmeras atividades do Festival CriAtivar, o Primeiro Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade, uma delas foi uma Mostra de Postais, com o tema Agroecologia
Com coordenação e curadoria da designer Marcia Okida, a Mostra de Design do Festival CriAtivar propôs o tema ‘Agroecologia: natureza, alimento e saúde’. Os interessados deveriam criar designs no formato postal, horizontal ou vertical, orientados por essa temática.
As obras inscritas passaram por um time de três avaliadoras especialistas – a jornalista e professos dos cursos de Jornalismo e Multimídia, mestranda em ecologia, Nara Assunção; a designer e ex-secretária de Cultura do Estado de SP, Patrícia Penna e a artista plástica e professora de História da Arte, Beatriz Rota Rossi.
Para Danilo Tavares, um dos organizadores do Festival CriAtivar, a escolha do tema foi inspirada nas palavras da agrônoma Ana Maria Primavesi e vem ao encontro do calendário da ONU que declarou 2020 como Ano Internacional da Saúde Vegetal. “Hoje, com tanto desperdício de alimentos, queda na qualidade alimentar, crise ambiental, alto de preços de alimentos e queimadas na Amazônia e no Pantanal, é fundamental criarmos reflexões sobre a forma como produzimos, distribuímos e consumimos alimentos, bem como a forma que tratamos os nossos solos, plantas, rios e florestas”, alerta.
Marcia Okida diz que fazer a curadoria do CriAtivar uniu duas grandes paixões, a arte e o meio ambiente, já que a responsabilidade socioambiental sempre esteve presente em seu trabalho como artista e educadora. “Poder organizar uma mostra onde tudo isso está junto, é um prazer imenso, principalmente porque tivemos participantes da região e também de outros estados, com trabalhos de muita qualidade. Espero que esse projeto ajude as pessoas a terem um novo olhar sobre o mundo em que vivemos”, celebra.