Que tal um pescado pra esse fim de semana? Após quatro meses de espera, Santos ganha, finalmente, um novo e moderníssimo Mercado de Peixes, na Ponta da Praia
As atividades do Novo Mercado de Peixes de Santos serão iniciadas no próximo sábado (18), na Avenida Mário Covas, em um terreno de quase 3.500 m², em um prédio com 2.158,51 m2 de área construída. Os boxes, antes instalados na Praça Almirante Gago Coutinho, agora farão parte de um projeto bastante arrojado, com infraestrutura fechada, climatização e maior assepsia em diversos aspectos.
Serão 20 boxes para comercialização de pescado (cinco a mais que o anterior) e dois para comercialização de produtos como temperos e artigos de pesca. O complexo também terá vestiário para funcionários e estacionamento com 40 vagas, além do novo restaurante de peixes e frutos do mar, comandado pelo chef Dario Costa, o Paru.
Aliás, você sabia que Dario Costa está na final do Mestre do Sabor? O Paru pode abrir as portas já comandado pelo vencedor do reality global. Leia aqui a matéria contando tudo sobre isso, com as receitas que levaram Dario à final do programa.
De acordo com o diretor do Grupo Mendes, Alex Mendes, responsável pela construção do equipamento (entenda abaixo a relação do grupo com o mercado, que será público), “esse mercado é um dos mais modernos do país, no nível que uma cidade em constante evolução precisa”.
Investimento em obras para o desenvolvimento de Santos
As obras de modernização do Mercado de Peixes aconteceram, pois a Lei de Uso e Ocupação do Solo, aprovada pela Câmara Municipal de Santos, em 2018, passou a garantir à Prefeitura Municipal de Santos um novo tipo de imposto, permitindo receber investimentos em obras para o desenvolvimento da cidade.
Maior assepsia e valorização
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Gustavo Barrio, o Novo Mercado de Peixes possui estruturas que contribuem diretamente com a maior assepsia dos ambientes, como o sistema de escoamento de água e a própria climatização.
“Além de ser um ambiente fechado, o prédio foi projeto ainda com um sistema de drenagem de esgoto com separação de detritos, como as escamas de peixe, evitando entupimentos. Esse sistema, que são caixas separadas com redes, também impede a entrada de ratos pelo encanamento”, explica.
Outro ponto-chave do empreendimento são os filtros para dispersão do ar, eliminando qualquer possibilidade de odor na região. “Como o ar é filtrado antes de ser lançado para a área externa, evitamos o odor de peixes para os moradores da região”, aponta o engenheiro.
Para quem achava que não haveria garças…
Muitos santistas ficaram tristes, pois construir o mercado de peixes em um ambiente fechado afujentaria as garças, que são ícones do atual mercado. Bem, aqui vai a boa notícia: durante uma live de inspeção no Mercado, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa mostrou que elas contiuam lá…
Agora, você precisa visitar pra ver!