A Bossa Nova, que completa em 2019, 61 anos, é um patrimônio nacional e tem o seu próprio dia, comemorado em 25 de janeiro, data do nascimento de Tom Jobim.
O Dia Nacional da Bossa Nova foi criado por meio da Lei Federal 11.926, de 17 de abril de 2009 e, em Santos, o estilo musical também está amparado por lei (2.972, de 14 de março de 2014), com as celebrações inclusas no Calendário Oficial do Município, com a Semana da Bossa Nova, comemorada sempre de 19 a 25 de janeiro.
Há seis anos, a cidade sedia o Rio-Santos Bossa Fest, que esse ano acontece de 18 a 27 de janeiro, com apresentações e atividades em vários pontos.
São oito dias, com atrações brasileiras gratuitas, de artistas de alto gabarito e reconhecidos no exterior, das cidades do Rio de Janeiro, considerada o berço da Bossa Nova, de Santos e de São Paulo.
A iniciativa em Santos possibilita que as gerações mais novas possam conhecer melhor a Bossa Nova, que atualmente passa por um natural processo de atualização da sua sonoridade. A levada original e única, que permanece preservada, tem recebido alguns ingredientes da modernidade, que dão a ela um ar de frescor e juventude.
A realização do Rio-Santos Bossa Fest é da Rádio Digital Jazz, com produção de Cássio Laranja.