Os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes se juntaram ao fotógrafo Alexsander Ferraz e reuniram no fotlivro 'Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista' mais de 70 personalidades da gastronomia local, que também traz receitas e curiosidades
Atualizada em 11.12.2023
Chefs e empresários da cena gastronômica de Santos, como Dario Costa, Netão, Babbo Américo, Maísa Campos, Bia Salles, Kátia Lopes, Hélio Marques, Daniel Stucchi e muitos outros estão retratados em ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’.
Os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes contam, no livro, um pouco da trajetória de chefs, bartenders, empresários do ramo e cervejeiros que têm apostado na cena local. Com fotos do fotógrafo Alexsander Ferraz, a publicação retrata estas personalidades em momentos descontraídos, destacando também pratos e drinques.
Diego Brígido, jornalista que cobre gastronomia na Baixada Santista há 8 anos e mantém, há cinco, um Guia de Bares e Restaurantes locais, já com 11 edições publicadas, explica:
“O livro surgiu com a ideia de homenagear e jogar luz nestas pessoas que, muitas vezes, estão nos bastidores, mas são essenciais para essa efervescência da cena gastronômica santista. Todos eles já são parceiros do Guia de Bares e Restaurantes da Revista Nove, que há 5 anos circula na cidade, já com dez edições lançadas”.
Pessoas e paladares
São mais de 70 pessoas retratadas, que representam cerca de 50 estabelecimentos santistas: dos restaurantes mais tradicionais, como Babbo Américo, Cantina Di Lucca, Almeida e Café Carioca, aos bares descolados, como Hideout, Arapuka e Baraçaí, passando por novos ícones santistas, como o Madê, CeSTÚ, Lorient, Garni e Revo.
Além de conhecer um pouco mais sobre cada um desses chefs e empresários, os leitores ainda conhecerão receitas famosas dos chefs e bartenders locais, com fotos que provocam os paladares. São 30 receitas, entre comidas e drinques, incluindo ícones da culinária caiçara e pratos autorais de menus de sucesso na Cidade.
“É um retrato deste momento da cena gastronômica em que Santos tem se destacado com nomes de relevância nacional e também um passeio pela tradição, por aquilo que alicerçou, que foi a base dessa conquista”, ressalta Fernanda Lopes, jornalista formada em Gastronomia e que pesquisa e escreve sobre o assunto há 15 anos, documentando tudo o que acontece nesse universo na região por meio da coluna Boa Mesa, do Grupo Tribuna. Fernanda também fez a curadoria das receitas do fotolivro Santos Paladares.
As imagens mostram essas pessoas representativas e seus pratos e drinques sob o olhar experiente e singular do fotógrafo Alexsander Ferraz, que descobriu que “levava jeito” para fotos gastronômicas ainda estagiário do jornal O Estado de S. Paulo. “Começaram a me colocar em várias pautas de restaurantes porque gostaram do meu trabalho”, conta Alexsander. E ele também gostou.
Há 15 anos, junto com Fernanda Lopes, passou a acompanhar a cena gastronômica da região, documentando e registrando com suas lentes, novidades e receitas.
“A fotografia gastronômica exige cuidado, tanto com a produção da mesa, disposição do alimento, como da iluminação, que pode valorizar ou destruir uma receita”, avalia.
O resultado são pratos apetitosos e seus autores, que certamente irão inspirar os leitores. O livro traz ainda textos que retratam a evolução da cena gastronômica santista, as influências caiçara e dos imigrantes na culinária local e curiosidade e receitas de símbolos, como o pão de cará, tipicamente de Santos, além de crônicas sobre comida de Diego e Fernanda.
Lançamento e noite de autógrafos
‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’ será lançado oficialmente em um evento fechado para convidados, no dia 12 de dezembro, mas no dia seguinte já estará à venda na livraria Realejo, ícone santista, por R$ 89.90.
Na sexta-feira, 15 de dezembro, os três autores estarão na livraria Realejo (Rua Marechal Deodoro,6, Gonzaga, Santos) para uma noite de autógrafos aberta ao público, a partir das 19h.
Parte da arrecadação com a venda dos livros será revertida para o Lar Espírita Mensageiros da Luz, que atende gratuitamente, em regime de abrigo, pessoas com paralisia cerebral.
O projeto foi patrocinado pela Miramar Construtora, do Grupo Mendes, e pela CB Autos Honda, com apoio cultural do Laboratório Cellula Mater, Santos Convention & Visitors Bureau, Laticínios Marcelo e Lyon Gastronomia Afetiva.
Anote aí
Noite de autógrafos
Sexta, 15/12
A partir das 18h
Livraria Realejo – Av. Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga – Santos
Foto: Vanessa Rodrigues