Em parceria com Museum of the United Nations – UN Live, o Instituto Procomum contempla a Baixada Santista com uma experiência imersiva aberta à população para discutir problemas climáticos: o contêiner tecnológico do programa Global We for Climate Action - Global We
O equipamento ocupa o Parque Tecnológico de Santos até o final do mês de abril e o programa está com inscrições abertas para quem tem interesse em participar dos encontros
A plataforma esteve instalada ao lado da Concha Acústica, em Santos, entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano. Agora, até o final de abril, ocupa o Parque Tecnológico de Santos – Engº Luiz Antonio Veiga Mesquita (R. Henrique Porchat, 47 – Vila Nova). A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santos.
A programação prevê encontros virtuais com representantes de cidades como Johannesburgo (África do Sul), Lagos (Nigéria), Nairobi (Quênia) e Utrecht (Holanda), abordando, entre outros temas, a reciclagem, o upcycle e a visão das respectivas cidades a partir de seus próprios habitantes, além de residências artísticas.
É possível se inscrever para participar das próximas sessões gratuitamente. Para isso, os interessados devem se cadastrar previamente por meio deste formulário online.
Mais sobre o projeto
Com o propósito de criar um espaço de troca e compreensão sobre como as mudanças climáticas vêm sendo percebidas ao redor do mundo, o Museum of the United Nations – UN Live , em colaboração com a produtora Shared Studios, instalou portais semelhantes em 15 cidades ao redor do mundo. Além de Santos, cidades como Copenhague (Dinamarca),, Addis Ababa (Etiópia), Mumbai (Índia), Cidade do México (México), Gaza (Palestina) e Medellín (Colômbia) também integram a rede do projeto.
Ao permitir a realização de sessões em vídeo em tempo real, o contêiner tecnológico tem sido utilizado para encontros entre líderes, especialistas e organizações mundiais ligados à temática socioambiental. Todos eles possuem apoio de um facilitador (previamente treinado pelo Instituto Procomum, com orientação da UN Live) para a comunicação entre portais e a condução do público pelos conteúdos e espaço físico do contêiner.
Em seus três primeiros meses em Santos, o projeto sediou 81 encontros, com cerca de 130 convidados de 14 países, entre líderes e membros de movimentos sociais, comunitários, ambientais e estudantis. Além disso, pontualmente ocorreram conversas livres ou com temáticas específicas entre visitantes.