Saberes e Sabores por aí

por Fátima Duarte Gonçalves, chef de cozinha, professora e coordenadora do curso de gastronomia da São Judas Campus Unimonte

Ah... a gastronomia!

Nesses anos todos em que atuo nessa área, no início como professora e hoje também como coordenadora de curso, passaram por nossos bancos escolares, cozinha e laboratórios, inúmeros alunos que chegam com muitos sonhos, seguindo na busca de conquistas, realizações e ‘transformação’.

Os ‘meus alunos’, como gosto de dizer, buscam na Gastronomia muito mais que aprender a cozinhar; muitos buscam conquistar o mais alto grau de destaque no cenário criado pelos concursos, em que colocam à prova o aprendizado adquirido aqui junto a sua experiência profissional.

Nos orgulhamos muito de ver a coragem desses meninos, pois não é nada fácil passar por todas as etapas de seleção e pela participação nos concursos. Eu penso que não sei se conseguiria enfrentar a pressão dos tais realitys.

Dos nossos alunos, participaram do programa Masterchef Profissional, Dario Costa, que, em sala de aula, era inquieto e sempre atento às práticas e técnicas, buscando a inovação na forma de fazer e servir os pratos produzidos nas aulas. Formado, foi em busca de mais aprendizados no exterior, onde passou por várias cozinhas, nos mesmos lugares onde praticava o Surf. Além disso, fez um curso de especialização na Itália e por esse e outros motivos chegou ao programa por se destacar e galgar o 3º lugar.

Participou também do Masterchef Profissional o nosso aluno Frank Bin, um confeiteiro de ‘mão cheia’ que, mesmo antes de se formar, estagiou em vários restaurantes da região e, como consequência, foi reconhecido e contratado pelo extinto e saudoso Guaiaó e pela Enoteca Decanter. Com toda a experiência adquirida, foi para São Paulo em busca de novos desafios, onde, atuando no Kinoshita (uma estrela Michelin), também conquistou a tão sonhada vaga para o reality. Apesar de não ter avançado na competição, a experiência adquirida levará por toda a sua vida profissional.

Mas a participação dos nossos alunos em concursos não acaba por aí: recentemente, nosso também ex-aluno, Leonardo Guru, ganhou o 1º Lugar na Copa Brasil Best Sushiman 2017 e por conta dessa conquista foi ao Chile conhecer a produção de salmão. Agora no mês de agosto ganhou um curso no Japão, onde concorreu no World Sushi Cup 2018 e conquistou o 7º lugar. Leonardo foi uma grata surpresa, pois parecia ser um aluno despretensioso.  No entanto, após uma indicação minha para estagiar num restaurante de culinária japonesa no centro de Santos, conheceu pessoas e adquiriu experiência nesta cozinha. Hoje ele nos enche de orgulho com tamanho profissionalismo que dedica as suas práticas diárias como sushiman.

E ainda tem mais. Lucas Cavalcanti, também ex-aluno da casa, participou, ainda como aluno, do Concurso Paladar Caiçara, criado pelo colegiado do curso para estimular a pesquisa da culinária regional. Foi o vencedor, juntamente com sua amiga Ilda Boton.

Formado, atuou em vários estabelecimentos, e hoje atua como chef de cozinha no empório Casa Porto. Recentemente, participou do Desafio Expo Brasil Chocolate 2017, com a torta ‘5 chocolates’, que o levou ao vice-campeonato.

Neste ano, participou do Festival Gastronômico de São Paulo com sua sobremesa KÃmu-si (panacotta de coco com calda de cambuci e crocante de amendoim e alecrim), que foi publicada na revista prazeres da mesa na edição especial dos 15 anos.

Nesse mesmo concurso, o aluno Carlos Barreto participou da categoria Raiz Caiçara, representando a culinária do Restaurante Tahiti, no Guarujá, com o bolinho de peixe com ceviche de banana da terra.  

Esses são alguns dos muitos alunos que atuam no mercado e nós do São Judas Campus Unimonte temos a consciência e a certeza de que o Curso de Gastronomia, com os seus 12 anos de trajetória, mudou e vem mudando o cenário gastronômico da região.

Não quero ser injusta. Citamos alguns alunos, mas muitos outros estão espalhados pelo Brasil e até no exterior, trabalhando muito e levando o nosso nome. Isso nos leva a crer que estamos atingindo o nosso maior propósito que é o de ‘transformar o país pela educação’ com direito a muitos saberes e sabores.

Mais buscadas

#tbt ação social aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar beneficente bertioga cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chopp ciência cinema circo coletivo comer e beber compras confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança design dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping lucky tattoo mar moda mongaguá mudanças mulheres museu museus música natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa persona peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop