Saberes e Sabores por aí

por Fátima Duarte Gonçalves, chef de cozinha, professora e coordenadora do curso de gastronomia da São Judas Campus Unimonte

Ah... a gastronomia!

Nesses anos todos em que atuo nessa área, no início como professora e hoje também como coordenadora de curso, passaram por nossos bancos escolares, cozinha e laboratórios, inúmeros alunos que chegam com muitos sonhos, seguindo na busca de conquistas, realizações e ‘transformação’.

Os ‘meus alunos’, como gosto de dizer, buscam na Gastronomia muito mais que aprender a cozinhar; muitos buscam conquistar o mais alto grau de destaque no cenário criado pelos concursos, em que colocam à prova o aprendizado adquirido aqui junto a sua experiência profissional.

Nos orgulhamos muito de ver a coragem desses meninos, pois não é nada fácil passar por todas as etapas de seleção e pela participação nos concursos. Eu penso que não sei se conseguiria enfrentar a pressão dos tais realitys.

Dos nossos alunos, participaram do programa Masterchef Profissional, Dario Costa, que, em sala de aula, era inquieto e sempre atento às práticas e técnicas, buscando a inovação na forma de fazer e servir os pratos produzidos nas aulas. Formado, foi em busca de mais aprendizados no exterior, onde passou por várias cozinhas, nos mesmos lugares onde praticava o Surf. Além disso, fez um curso de especialização na Itália e por esse e outros motivos chegou ao programa por se destacar e galgar o 3º lugar.

Participou também do Masterchef Profissional o nosso aluno Frank Bin, um confeiteiro de ‘mão cheia’ que, mesmo antes de se formar, estagiou em vários restaurantes da região e, como consequência, foi reconhecido e contratado pelo extinto e saudoso Guaiaó e pela Enoteca Decanter. Com toda a experiência adquirida, foi para São Paulo em busca de novos desafios, onde, atuando no Kinoshita (uma estrela Michelin), também conquistou a tão sonhada vaga para o reality. Apesar de não ter avançado na competição, a experiência adquirida levará por toda a sua vida profissional.

Mas a participação dos nossos alunos em concursos não acaba por aí: recentemente, nosso também ex-aluno, Leonardo Guru, ganhou o 1º Lugar na Copa Brasil Best Sushiman 2017 e por conta dessa conquista foi ao Chile conhecer a produção de salmão. Agora no mês de agosto ganhou um curso no Japão, onde concorreu no World Sushi Cup 2018 e conquistou o 7º lugar. Leonardo foi uma grata surpresa, pois parecia ser um aluno despretensioso.  No entanto, após uma indicação minha para estagiar num restaurante de culinária japonesa no centro de Santos, conheceu pessoas e adquiriu experiência nesta cozinha. Hoje ele nos enche de orgulho com tamanho profissionalismo que dedica as suas práticas diárias como sushiman.

E ainda tem mais. Lucas Cavalcanti, também ex-aluno da casa, participou, ainda como aluno, do Concurso Paladar Caiçara, criado pelo colegiado do curso para estimular a pesquisa da culinária regional. Foi o vencedor, juntamente com sua amiga Ilda Boton.

Formado, atuou em vários estabelecimentos, e hoje atua como chef de cozinha no empório Casa Porto. Recentemente, participou do Desafio Expo Brasil Chocolate 2017, com a torta ‘5 chocolates’, que o levou ao vice-campeonato.

Neste ano, participou do Festival Gastronômico de São Paulo com sua sobremesa KÃmu-si (panacotta de coco com calda de cambuci e crocante de amendoim e alecrim), que foi publicada na revista prazeres da mesa na edição especial dos 15 anos.

Nesse mesmo concurso, o aluno Carlos Barreto participou da categoria Raiz Caiçara, representando a culinária do Restaurante Tahiti, no Guarujá, com o bolinho de peixe com ceviche de banana da terra.  

Esses são alguns dos muitos alunos que atuam no mercado e nós do São Judas Campus Unimonte temos a consciência e a certeza de que o Curso de Gastronomia, com os seus 12 anos de trajetória, mudou e vem mudando o cenário gastronômico da região.

Não quero ser injusta. Citamos alguns alunos, mas muitos outros estão espalhados pelo Brasil e até no exterior, trabalhando muito e levando o nosso nome. Isso nos leva a crer que estamos atingindo o nosso maior propósito que é o de ‘transformar o país pela educação’ com direito a muitos saberes e sabores.

Fátima Duarte

Chef de cozinha e coordenadora do curso de gastronomia da São Judas Campus Unimonte