Um roteiro que pode ser feito a pé e de bonde pelo Centro Histórico de Santos, passando pelos principais prédios e locais históricos da cidade
A maior parte do acervo histórico e cultural da cidade está concentrada no Centro Histórico de Santos, que, aliás, conta uma boa parte da história do país. Por ali também circulou muita riqueza e o legado das épocas áureas está retratado principalmente na arquitetura, por isso, olhar para cima nas caminhadas pelo Centro pode revelar grandes surpresas.
O Valongo já foi um dos mais imponentes e aristocráticos bairros da cidade, baseado na economia do café. O fato é que Santos teve um lento ritmo de crescimento desde sua fundação, em 1545, até meados do século XIX. Com a chegada do café no estado de São Paulo, em 1850, e ainda mais fortemente com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um acelerado processo de desenvolvimento econômico, que se estende até meados de 1967.
Leia também: Por dentro do Orquidário de Santos
Nesta fase, surge a maior parte do rico patrimônio histórico da cidade, que acabou ficando de herança, com seus casarões e palácios, quando o desenvolvimento econômico começou a migrar para outras regiões, principalmente em direção à orla.
Foto: Bonde saindo da Estação do Valongo, com Museu Pelé à esquerda (Chris Jauch)