A pé ou de bonde pelo Centro Histórico de Santos

Um tour completo, de volta ao passado

Um roteiro que pode ser feito a pé e de bonde pelo Centro Histórico de Santos, passando pelos principais prédios e locais históricos da cidade

A maior parte do acervo histórico e cultural da cidade está concentrada no Centro Histórico de Santos, que, aliás, conta uma boa parte da história do país. Por ali também circulou muita riqueza e o legado das épocas áureas está retratado principalmente na arquitetura, por isso, olhar para cima nas caminhadas pelo Centro pode revelar grandes surpresas.

O Valongo já foi um dos mais imponentes e aristocráticos bairros da cidade, baseado na economia do café. O fato é que Santos teve um lento ritmo de crescimento desde sua fundação, em 1545, até meados do século XIX. Com a chegada do café no estado de São Paulo, em 1850, e ainda mais fortemente com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um acelerado processo de desenvolvimento econômico, que se estende até meados de 1967.

Leia também: Por dentro do Orquidário de Santos

Nesta fase, surge a maior parte do rico patrimônio histórico da cidade, que acabou ficando de herança, com seus casarões e palácios, quando o desenvolvimento econômico começou a migrar para outras regiões, principalmente em direção à orla.

Foto: Bonde saindo da Estação do Valongo, com Museu Pelé à esquerda (Chris Jauch)

Um tour a pé pelo Centro Histórico

Mas, sejamos justos, há riquezas no Centro Histórico que antecedem a época áurea do café, como o Santuário de Santo Antônio do Valongo, de 1640, em estilo barroco, umas das primeiras igrejas do país e o segundo conjunto mais antigo de Santos. Anexa à igreja, também do século XVII, está a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco (1691).

Bem ao lado está outra relíquia arquitetônica, essa do século XIX, na efervescência do café paulista. A Estação do Valongo foi projetada na Inglaterra e inaugurada em 1867, pela São Paulo Railway e é a primeira estação do estado de São Paulo a ouvir o apito de um trem. O prédio possui linhas neoclássicas inspiradas na estação londrina Victoria Station e é a única construção de Santos preparada para a neve. Será que esse detalhe pode vir a ser útil algum dia?

Leia também: Ponta da Praia, minha linda

À frente da Estação, o Museu Pelé funciona nos antigos Casarões do Valongo, que foi a maior edificação paulista em sua época. O primeiro prédio foi erguido em 1867 para abrigar a sede do governo da Província de São Paulo, que seria transferida para Santos, o que não aconteceu, e o segundo data de 1872. De estilo neoclássico, os imóveis sediaram atividades distintas ao longo dos anos e, após dois incêndios, por décadas ficaram em ruínas, até serem restaurados e reinaugurados com instalações modernas em 2014, para receber o acervo do Rei Pelé.

Foto: Rua Quinze de Novembro, com Bolsa do Café ao fundo (Tadeu Nascimento)

Na charmosa e cheia de histórias, Rua do Comércio, está a Casa da Frontaria Azulejada, uma das mais significativas obras arquitetônicas de Santos, construída em 1865 para residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto. Desde 2007, o prédio, que acabou de passar por uma restauração interna e na fachada, funciona como espaço cultural, onde são realizadas exposições, eventos e espetáculos culturais, além de servir frequentemente como locação para filmagens de propagandas, novelas, minisséries e filmes.

Leia também: Um mergulho no Aquário de Santos

Inaugurado em 1922, o suntuoso prédio da Bolsa Oficial de Café foi, por mais de duas décadas, um dos principais centros de negociações de café do mundo. Na década de 50, os pregões foram transferidos para São Paulo e, 20 anos depois, o prédio foi abandonado e ficou fechado até 1998. Ao reabrir, restaurado, tornou-se oficialmente o Museu do Café de Santos. Seu prédio possui um estilo eclético, com 6 mil m² e mais de 200 portas e janelas, além das obras de arte, mobílias de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos de café – e até o mais caro e raro do país.

Bem próximo dali, na Rua Tiro Onze, a Casa do Trem Bélico, construída entre 1640 e 1656, é a única edificação colonial-militar do gênero, no país, com as características setecentistas portuguesas originais e o mais antigo prédio público da cidade. Foi erguida para ser depósito de trem-de-guerra (munições, armas e equipamentos) para proteção da então Vila de Santos contra os ataques de índios e piratas. Outra riqueza ainda do século XVII, que mantém a mesma arquitetura desde 1738, mas com alguns detalhes ainda da época da construção.

Foto: Fachada da Casa da Frontaria Azulejada (Chris Jauch)

Já a famosa casa amarela da Rua Tuiuti, o Casarão da Tuiuti, também conhecido como Palacete Mauá, é a edificação residencial mais antiga de Santos, erguida em 1818, com 3 mil m². Foi mansão de tradicionais famílias santistas, e sediou, em 4 de março de 1822, o maior e mais suntuoso baile santista do século XIX, a ‘Festa dos Meteoros’.

Também está no Centro, mas na Praça Barão do Rio Branco, o Pantheon dos Andradas, jazigo das cinzas de José Bonifácio de Andrada e Silva, o ‘Patriarca da Independência’, e de seus irmãos Antonio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel, inaugurado em 7 de setembro de 1923 e o Conjunto do Carmo, patrimônio nacional desde 1940, considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro. O conjunto é formado por duas igrejas unidas por torre com campanário, revestida de azulejos marianos originais do século XIX, fachada incomum nesse período.

Leia também: Rua Gastronômica e outros roteiros para comer bem em Santos

Ainda a pé, dá pra conhecer a Casa de Câmara e Cadeia (Cadeia Velha), projetada em 1836 e concluída 30 anos depois, em função das guerras do Uruguai e do Paraguai. Com mais de 2 mil m², o prédio histórico já abrigou a Câmara (1870 a 1896), uma cadeia (as celas ainda estão lá), Fórum, e delegacias de Polícia. Além disso, foi cenário da proclamação, em 25 de novembro de 1894, da primeira e única Constituição Municipal do país; o Museu de Arte Sacra, umas das mais importantes instituições museológicas de arte sacra do país, onde funcionou o Mosteiro de São Bento, a partir de 1644, além de ter abrigado vítimas das epidemias que assolaram Santos em 1874 e servido como internato para jovens refugiados russos, entre 1958 e 1968; o Monte Serrat, com seu charmoso bondinho funicular que nos leva ao antigo cassino e ao Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos, e ao mirante de onde se tem uma vista de 360 graus da cidade, de tirar o fôlego.

Foto: Casa do Trem Bélico e Zé Corneteiro (Chris Jauch)

Estão no roteiro ainda a Catedral de Santos, em estilo neogótico, inspirada no projeto do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, o mesmo que projetou a Catedral da Sé, em São Paulo; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais belas e antigas de Santos, cuja origem remonta à capela onde se escondiam escravos foragidos, erguida por volta de 1756; o Palácio José Bonifácio, que abriga a Prefeitura de Santos; além do suntuoso Teatro Coliseu, que foi palco da estreia do cinema falado em Santos, em 1929; e o charmoso Teatro Guarany, o primeiro da cidade.

Lá vem o Bonde

Boa parte deste roteiro pode ser feito de bonde, num charmoso passeio que promove uma volta ao passado, pelas bucólicas ruas do Centro Histórico. A Linha Turística do Bonde tem veículos originais de vários países, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.
O passeio guiado é conduzido por motorneiros vestidos como na época dos bondes, tem duração de aproximadamente meia hora e percorre mais de 30 pontos, com embarque na Estação do Valongo, fazendo com que o público conheça todos os detalhes do centro antigo – a arquitetura, estética e a história por trás de cada construção, rua ou praça.

Para fazer o passeio 

O bonde circula de terça a domingo e feriados, das 11h às 17h, com saída da Estação do Valongo. A bilheteria fica no Museu Pelé, em frente a Estação.

Foto: Passeio de Bonde (Chris Jauch)

Diego Brígido

Editor da Revista Nove | Guia Comer & Beber

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze