O Roteiro Pelé já havia sido lançado pela Secretaria de Turismo de Santos em 2014, na inauguração do Museu Pelé. Agora está sendo atualizado e a primeira rota já tem datas definidas.
O material lançado pela Prefeitura sugeria alguns atrativos turísticos relacionados à vida de Pelé, em Santos, para que as agências de turismo receptivo local pudessem comercializar, ou ainda para que interessados pudessem percorrer de forma autônoma.
Os locais indicados eram o Museu Pelé; o Memorial das Conquistas do Santos Fubetol Clube; O Estádio Urbano Calderia (Vila Belmiro); o barbeiro do Pelé, Didi; a Faculdade de Educação Física de Santos; a escultura em frente à Padaria Santista; a antiga casa dos pais do Rei; a casa de Pepe Gordo, responsável pelos negócios de Pelé; a Pensão da Dona Jorgina, que hospedou vários jogadores, inclusive Pelé; a Calçada da Fama do Cine Roxy; o Centro de Treinamento Rei Pelé e o Centro de Memória Esportiva de Vaney.
Agora vão entrar no roteiro o Monumento Camisa 10, na entrada da cidade, o Mural Coração Santista, do Kobra, no Blue Med Convention Center e o Mausoléu onde Pelé foi sepultado.
Roteiro ‘O Rei do Futebol em Santos’
O primeiro roteiro, elaborado pela agência Parceiros do Turismo, foi entitulado ‘O Rei do Futebol em Santos’ e já tem as primeiras datas divulgadas. A primeira saída para interessados será no domingo, 8 de janeiro, e as próximas nos sábados, 14, 21 e 28 de janeiro.
O percurso dura 5 horas e passa pelo Museu Pelé e o Memorial das Conquistas do Santos F. C.; a Padaria A Santista; a Memorial Necrópole Ecumênica (onde está o Mausoléu – ainda não liberado para visitação interna); o Mural Coração Santista e o Monumento Camisa 10, na entrada da cidade.
O valor é R$ 130 por pessoa, com saída às 9h da manhã. Mais informações e compra de ingressos aqui. A primeira saída, no domigo (8), será gratuita, porém, os interessados devem entrar em contato com a organização (orientações no site) para solicitarem o voucher de gratuidade.