A modernização do novo Mercado Municipal de Santos chegou a 95% de execução e deve ser concluída em outubro, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Edificações (Seobe)
Atualizada em 02.10.2025
Após a finalização, o espaço será entregue à Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), responsável pelos preparativos para a abertura ao público.
O restauro integra o amplo projeto de revitalização do Centro Histórico da Cidade, que busca conciliar a preservação do patrimônio com investimentos em infraestrutura, moradia e economia criativa.
A iniciativa ganhou ainda mais relevância com a criação do Distrito Turístico de Santos, em 2024, pelo Governo do Estado, que inclui a modernização do Mercado, a chegada do VLT e a requalificação da Bacia do Mercado.
“O Mercado Municipal será um espaço voltado à economia criativa. É parte importante de todo o processo de revitalização do Centro Histórico, pois se trata de equipamento moderno, voltado à população e turistas, que gerará emprego e renda”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
Segundo Rogério, o projeto está associado a melhorias urbanísticas mais amplas, incluindo capacitação profissional, mobilidade, segurança e monitoramento.
Estrutura moderna com referências históricas
O novo Mercado recebeu climatização completa, gerador a gás e sistema de iluminação cênica. No piso térreo, a padaria artesanal já está pronta, com equipamentos instalados, e o teto em PVC imitando madeira traz um aspecto contemporâneo.
Os pavimentos superiores foram projetados para garantir acessibilidade e segurança, com guarda-corpos de vidro, pisos em porcelanato e áreas específicas para coworking, restaurantes e espaços de convivência. Detalhes finais como portas, metais sanitários, bancadas de granilite e luminárias estão em fase de instalação.
As entradas também foram modernizadas. A principal, em frente à Estação Mercado do VLT, ganhou piso com desenho inspirado nas muretas da orla santista. Já a entrada pela Rua do Meio recebeu rampas de acessibilidade. O portão metálico desta via, réplica do original, será a última peça a ser instalada.
No exterior, telhados e fachada já foram restaurados, com investimento total de R$ 28,7 milhões, provenientes do Dadetur, Fundurb e recursos municipais.
Gastronomia, cultura e economia criativa
O novo Mercado Municipal terá um mix de experiências que vai além da venda de alimentos. No térreo, o espaço contará com cervejaria, restaurantes e 18 boxes de peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e a padaria artesanal.
O mezanino abrigará café, varanda, salão de beleza, antiquário, estúdios de tatuagem e piercing, ateliês, suvenires e boxes para artesanato e coworking. No segundo pavimento, funcionarão os restaurantes, reforçando a proposta de tornar o Mercado um polo cultural e gastronômico.
Os antigos permissionários seguem atendendo no anexo do equipamento até a inauguração, em funcionamento de segunda a domingo.
Com a conclusão, o novo Mercado Municipal tende a se consolidar como símbolo da revitalização do Centro Histórico, unindo tradição, modernidade e novas oportunidades para a população e para o turismo na Cidade.
Foto: Divulgação