Setembro marca a temporada das aves migratórias e para celebrar o momento, Peruíbe sedia o 4° Festival de Aves Costeiras do Litoral Paulista
Com o tema ‘Proteja os insetos, proteja as aves’, o festival rola de 12 a 15 de setembro e busca ressaltar a importância dos insetos para as aves migratórias que chegam na região, além das aves residentes que criam nas praias locais, como o piru-piru e a coruja-buraqueira.
A abertura do evento será marcada pela cerimônia de titulação de Primeira Cidade das Aves do Brasil, no dia 12 de setembro (quinta-feira), às 10h na Câmara Municipal de Peruíbe, entregue por representantes da Environment for the Americas.
Nos dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado), a partir das 10h, a Praça Matriz será o palco de shows, palestras, oficinas, estandes de entidades ambientais que atuam na defesa da fauna (silvestre e doméstica) e do seu território, praça de alimentação, além de muitas outras atrações.
Também haverá una saída para observarão de insetos noturnos em armadilha luminosa com o @projetophasma. Essa atividade terá um valor simbólico de R$ 20.
No domingo, dia 15, haverá saídas de campo gratuitas para o bairro do Guaraú e para a Praia do Taniguá, onde guias especializados levarão os grupos a conhecerem as aves que habitam a região e como elas interagem com os ecossistemas.