Uma pesquisa do Ministério da Previdência Social, divulgada em 2025, revelou que os afastamentos do trabalho por transtornos mentais dobraram em uma década, chegando a 440 mil casos.
Atualizada em 30.09.2025
O dado reforça a importância de reservar momentos de pausa e cuidado com a saúde emocional no dia a dia.
Em Santos, não faltam opções de espaços ao ar livre e áreas de convivência que ajudam a aliviar a rotina. A seguir, algumas sugestões para quem deseja desacelerar, respirar fundo e recarregar as energias.
Quebra-Mar
Recém-reformado, o Quebra-Mar segue como um dos lugares preferidos dos santistas. O espaço reúne quadra de basquete, pista para patins e skate, além de espaço kids e áreas verdes ideais para relaxar ao som do mar e observar o pôr do sol. O espaço também recebe grupos de yoga que frequentam o emissário aos finais de semana com práticas gratuitas.
Monte Serrat
Com uma vista de tirar o fôlego, o passeio até o Monte Serrat já é parte da experiência: a subida de bondinho em meio à natureza proporciona tranquilidade, e, no topo, o espaço ao ar livre aliado a construções históricas une momentos de relaxamento e conhecimento cultural.
Ciclovias
Com 58 km de ciclofaixas, Santos oferece trajetos que acompanham a orla e permitem contemplar a praia e o movimento dos navios. As vias se conectam aos canais 1, 4, 5, 6 e 7, seguem até o Mercado do Peixe, passam pelo setor portuário e alcançam o Centro Histórico e a Zona Noroeste.
Centro Histórico
Entre casarões preservados e ruas de charme, o Centro Histórico guarda atrativos como o Boulevard da Rua XV de Novembro, os tradicionais bondinhos, o Museu do Café, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Estação Valongo. Além do valor cultural, é um local que convida a passeios tranquilos e registros fotográficos.
Saiba mais sobre os 25 anos do Bondinho clicando aqui
Parque Valongo
Próximo ao Centro, o Parque Valongo é um dos projetos mais recentes da cidade. O espaço conta com área infantil, recebe eventos culturais gratuitos durante o ano e foi palco da ‘Festa Inverno Criativo’, que movimentou a região.
Orquidário
Um dos passeios mais tradicionais de Santos, o Orquidário convida o público a explorar a vegetação e conhecer de perto animais como macacos, araras e patos. O espaço também conta com área infantil e atividades especiais, como o passeio noturno, garantindo diversão para todas as idades.
O orquidário está localizado na Praça Washington, s/n – José Menino, com funcionamento de terça a domingo, das 09h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17h.
Saiba mais sobre o Orquidário de Santos clicando aqui
Jardim botânico
Com 90 mil m² de área verde e mais de 300 espécies vegetais catalogadas, o Jardim Botânico de Santos oferece um ambiente acolhedor para relaxar, apreciar a natureza e participar dos diversos eventos realizados ao longo do ano.
O Jardim Botânico está localizado na R. João Fraccaroli, s/n – Bom Retiro, com funcionamento de segunda a sexta, das 07h às 20h e aos sábados e domingo, das 07h às 18h
Ponta da Praia
Após revitalização, a Ponta da Praia se consolidou como um dos points da cidade. O local oferece vista privilegiada da entrada e saída de navios, quiosques com opções gastronômicas e é cenário ideal para apreciar o pôr do sol com um suco gelado ou um chope.
Foto destque: Arquivo Nove
Foto Topo: Guilherme Chinarelli