Um novo cenário para o turismo de eventos em Santos

Vamos falar de turismo e negócios?

O setor global de viagens e turismo cresceu 3,9% ao contribuir com uma cifra recorde de US$ 8,8 trilhões e gerar 319 milhões de postos de emprego em todo mundo em 2018. Pelo oitavo ano consecutivo, este resultado foi superior à taxa de crescimento do PIB mundial, de 3,2%. Os dados são do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC), ao lado da Oxford Economics.

Um em cada cinco novos empregos gerados nos últimos cinco anos

Os números impressionam ainda mais se considerarmos que o turismo foi o segundo setor de maior crescimento, atrás apenas de manufaturas (+4%), mas à frente de importantes segmentos como cuidados de saúde (+3,1%), tecnologias da informação (+1,7%) e serviços financeiros (+1,7%). No Brasil são 6,9 milhões de empregos (7,5% do total de trabalhos gerados no Brasil).

Houve ainda um aumento na participação com gastos de lazer para 78,5% (acima dos 77,5% em 2017), o que significa que 21,5% foram das viagens corporativas e negócios.

O impacto do turismo de negócios na indústria

Além das necessidades que são comuns tanto a quem viaja a negócios quanto ao turista de lazer, um colaborador atuando em outro destino em nome de sua empresa faz uso de uma série de recursos, equipamentos e espaços específicos.

Assim, além de adquirir passagens aéreas, de alugar um carro para o deslocamento no destino, de alimentar-se na cidade e de reservar um quarto de hotel, o viajante a negócios também requer espaços para realizar eventos, feiras e treinamentos e salas de reuniões.

Há também a necessidade de contratar fornecedores locais, profissionais técnicos e de alugar equipamentos e tecnologia para essas ocasiões. Com isso, o colaborador e a empresa que fornece os recursos para a viagem contribuem ativamente para a movimentação dos negócios na cidade de destino e para a indústria do turismo como um todo.

Isso torna-se ainda mais significativo nas épocas de baixa ocupação, nas quais os destinos turísticos percebem uma diminuição considerável dos visitantes, mas que não afetam o turismo de negócios.

A cidade de São Paulo, por exemplo, recebe milhões de turistas todos os anos — mais especificamente cerca de 3,5 milhões deles. Destes, 67% vão à capital paulista por motivos profissionais, o que faz de São Paulo a capital nacional do turismo de negócios.

O crescimento do turismo de negócios dentro das empresas

Segundo dados de junho de 2018 da ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, 46% dos gestores das empresas analisadas reportaram diferentes níveis de aumento nos gastos com viagens corporativas.

No setor da hotelaria, o turismo de negócios também representa a maior fonte de lucros. Em 2018, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) reportou que, em todos os segmentos de valores de diárias, os hóspedes viajando a negócios somam mais da metade dos clientes.

Santos inserida nesse novo cenário

A chegada recente de novos hotéis de redes nacionais e internacionais aumentou notadamente a capacidade de hospedagem e qualificou ainda mais o atendimento na hotelaria santista. Além disso, hotéis que antes eram de administrações familiares também foram assumidos por grandes redes.

A tendência é que o mercado passe a considerar mais o destino Santos para eventos corporativos por conta dessa nova realidade. São nomes como Marriot, Atlântica, Accor, Bourbon e Atrio.

A composição desse cenário favorável ficará completa com contrução nos próximos anos de um novo e moderno Centro de Convenções de Santos. O espaço terá um total de 29 mil metros quadrados e contará com heliponto na cobertura, pavilhão de feiras e exposições climatizado, salas de evento, auditório para mais de 4,5 mil pessoas e 400 vagas de estacionamento cobertas.

Principais hotéis para eventos

Principais hotéis para eventos

Bourbon Santos Hotel | Carina Flat | Comfort Santos | Cosmopolitan Praia Flat | Ibis Santos Gonzaga | Ibis Santos Valongo | Mercure Santos | Novotel Santos | Parque Balneário Hotel by Atlântica | Park Inn Santos by Radisson | Sheraton Santos | Casa Grande Hotel – Guarujá

Mais de 7 mil leitos | Salas para eventos de pequeno e médio porte | Convenções até 1000 pessoas

Diego Brígido

Editor da Revista Nove

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar bebida beneficente bertioga birdwatching Brasil cachaça cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cinema circo clima coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança design design gráfico designer dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar LAB lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping livros lucky tattoo mar moda mongaguá mostra mudanças mulheres museu museus música nacional natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa patrimônio persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social projetos restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança sesc shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop