Uma noite de aventura e descobertas marcou o início das visitas noturnas ao Orquidário Municipal de Santos. O evento, realizado no dia 07 de janeiro, recebeu famílias em busca de uma programação diferenciada nas férias escolares.
Atualizada em 13.01.2025
Logo no início do passeio, um sapo chamou a atenção dos pequenos, seguido pela observação de bugios, famosos por suas habilidades acrobáticas, e jacus, aves que adoram plantinhas de café.
“Ver os animais de perto é muito legal. Espero ver um morcego ou um jacaré. Queria muito vir”, disse Noah Reis, de apenas 7 anos, que participou da visita ao lado dos primos Eduardo Henrique, 10, e Lucas Bento, 8.
Para Ana Carolina Oliveira, mãe de Lucas e coordenadora de transportes, a atividade é uma oportunidade de unir aprendizado e diversão.
“Eles gostam da natureza, e a criança sempre é bem curiosa. Achamos bem legal desbravar o Orquidário à noite”, afirmou Ana Carolina
Educação Ambiental em Foco
Mais do que uma experiência recreativa, as visitas noturnas têm um importante caráter pedagógico.
Durante o passeio, os participantes são incentivados a refletir sobre o impacto de seus hábitos de consumo no meio ambiente e recebem orientações sobre a importância de não adquirir animais silvestres.
A atividade se encerra com uma peça teatral que reforça a mensagem de combate ao tráfico de animais. “É uma forma divertida e educativa de conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza”, completou a chefe de educação ambiental.
Como Participar
As visitas noturnas acontecem nas terças-feiras de janeiro, nos dias 14, 21 e 28, com inscrições presenciais realizadas na sexta-feira anterior à visita, das 12h às 13h, no próprio Orquidário (Praça Washington s/nº, José Menino).
São disponibilizadas 40 vagas antecipadas e mais 20 vagas extras no dia da visita, a partir das 19h.
Embora a entrada seja gratuita, os participantes podem contribuir com produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.
Fotos: Carlos Nogueira