A temporada de cruzeiros marítimos 2025/2026 no Porto de Santos tem início marcado para o dia 26 de outubro, um domingo, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais
Atualizada em 02.09.2025
O MSC Preziosa será o primeiro navio a zarpar, abrindo uma movimentação que deve reunir cerca de 320 mil embarques até o fim da temporada, em 19 de abril de 2026.
Com previsão de receber 14 embarcações, o Concais terá cinco em escalas regulares e nove em trânsito, somando 133 escalas em 95 dias de operação. O número representa uma retração em relação à temporada 2024/2025, com queda estimada de 30% nos embarques devido à menor quantidade de navios regulares e embarcações de porte reduzido.
Segundo o gerente de operações do terminal, Javier Carnevale, a diminuição é pontual.
“Ainda não atingimos a quantidade de embarques que temos capacidade de atender, como durante a temporada 2010/2011, mas entendemos que os armadores devem se readequar para 2026/2027”, explica Javier.
Roteiros e opções de viagem
Os cruzeiros oferecem pacotes variados, que vão de minicruzeiros de três ou quatro noites até viagens mais longas, de seis noites, com destinos para Buenos Aires, Montevidéu, Salvador e Maceió.
Orientações para embarque
Javier reforça a importância de os passageiros se atentarem aos horários de chegada ao terminal e de levarem toda a documentação necessária, sobretudo em viagens pelo Mercosul, que exigem procedimentos específicos para menores de idade.
“Os passageiros devem pedir informações aos agentes de viagens, para que não haja imprevistos”, recomenda Javier.
Estacionamento oficial
Quem optar por ir de carro a Santos pode utilizar o estacionamento oficial do Concais, o único reconhecido pela Autoridade Portuária de Santos (APS). O serviço permite acesso direto ao salão de despacho de malas e ao check-in, além de garantir seguro contra incêndio e roubo. O espaço oferece ainda serviço de recepção e entrega de veículos. As reservas já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Foto: Divulgação