A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) inicia a temporada 2025 com um concerto dedicado a compositores brasileiros nesta quinta-feira (27), às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri.
Atualizada em 26.03.2025
O programa inclui a ‘Bachianas Brasileiras nº 5’, de Heitor Villa-Lobos, e a ‘Sinfonia em Sol menor’, de Alberto Nepomuceno, obras que representam momentos marcantes da música clássica nacional.
A ‘Bachianas Brasileiras nº 5’ é uma das peças mais conhecidas de Villa-Lobos, composta em 1938 para soprano e oito violoncelos. Seu primeiro movimento, a Ária (Cantilena), foi criado sobre um texto de Ruth Valadares Corrêa e teve estreia no Rio de Janeiro, em 1939, com regência do próprio compositor. O segundo movimento, Dança (Martelo), só foi concluído em 1945, com texto de Manuel Bandeira, e a versão completa da obra estreou em 1947, em Paris.
Já a ‘Sinfonia em Sol menor’, composta por Alberto Nepomuceno em 1893, carrega a influência do romantismo europeu, mas também uma identidade marcante da música brasileira. Apresentada no Brasil pela primeira vez em 1897, a obra é considerada pela crítica especializada uma peça vigorosa, lírica e dramaticamente intensa.
A apresentação acontece no dia 27 de março, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), com entrada para o concerto é gratuita. Os ingressos serão distribuídos no próprio dia do evento, a partir das 19h, na bilheteria do Teatro, limitados a dois por pessoa.
Fotos: Arquivo da PMS