Santos foi destaque na abertura do Cidade CSC, maior evento de cidades inteligentes da América Latina, realizado no dia 23 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Atualizada em 29.05.2025
O município conquistou a 8ª colocação no ranking anual Connected Smart Cities, que avaliou todas as 5.570 cidades do País e reconheceu os avanços locais em inovação, governança e sustentabilidade.
Santos avança em ranking nacional
Em 2024, Santos havia ficado na 14ª posição geral. Neste ano, o salto para a oitava colocação marcou um avanço de seis lugares, além da quinta posição na região Sudeste.
Entre as dez primeiras colocadas, apenas Santos, Niterói e Barueri não são capitais. A Cidade ficou à frente de Salvador e Rio de Janeiro, nono e décimo colocados, e atrás de Barueri (7º), Recife (6º), Curitiba (5º), São Paulo (4º), Niterói (3º), Florianópolis (2º) e Vitória (1º).
Critérios da avaliação
O ranking, elaborado pela Connected Smart Cities em parceria com as empresas SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e Scipopulis, mapeia os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. A análise é feita com base em 75 indicadores divididos em 13 eixos temáticos, incluindo governança, meio ambiente, mobilidade e inovação, todos alinhados a normas ISO ABNT.
Reconhecimento e representação
Na solenidade, o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz, recebeu os prêmios de quinta cidade mais inteligente do Sudeste e oitava no ranking nacional.
“Santos segue sendo uma referência em qualidade de vida e o reconhecimento da Connected Smart Cities demonstra isso. Essa conquista é resultado de investimentos e ações realizadas ao longo da nossa história, intensificados nos últimos anos com uma gestão pública inovadora, em um trabalho feito a muitas mãos”, afirmou Fábio.
O prefeito Rogério Santos destacou a importância da transparência e do planejamento para o desenvolvimento da cidade.
“Trabalhamos focados em sustentabilidade, conciliando o progresso econômico ao desenvolvimento humano e ao respeito com o meio ambiente”, comenta Rogério.
Iniciativas em destaque
Entre os projetos que consolidam Santos para soluções inteligentes está o Parque Palafitas, um plano de reurbanização em curso no Dique da Vila Gilda. O projeto piloto prevê 60 unidades habitacionais pré-fabricadas sobre a água, com tecnologia antichamas e ações de recuperação ambiental do mangue.
Outro exemplo é o Centro de Controle Operacional (CCO), que completou cinco anos neste mês. Com mais de 3 mil câmeras e sistemas de alta tecnologia, o espaço atua na segurança, mobilidade, prevenção de desastres e atendimento ao cidadão.
Além disso, o Parque Tecnológico de Santos, inaugurado em 2020, já reúne 44 startups que desenvolvem soluções inovadoras, inclusive voltadas ao Porto. O equipamento é considerado estratégico para o futuro sustentável do município.
Foto: