Durante a habitual live aos domingos, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, anunciou ontem, dia 21, que a praia de Santos está liberada a partir desta segunda, 22. O prefeito também liberou a reabertura dos shoppings, a partir de quarta, 24
A semana começa com muito calor, jeitão de verão e praia liberada em Santos, após 80 dias interditada. Mas, claro, há restrições, o que inclui horários específicos para cada uso.
De acordo com o comunicado do prefeito santista, a praia poderá ser usada apenas para a prática de atividades físicas individuais, como caminhada, corrida e surf. A decisão se deu em função da queda na taxa de ocupação dos leitos em função da Covid-19, na cidade. “Desde 3 de maio, essa é a menor taxa da série”, reforça o prefeito.
Leia também: Casa Vó Benedita vende sopas e caldos para manter abrigo
Para caminhada, corrida e esportes individuais na areia, os horários permitidos são: das 6h às 10h e das 16h às 20h. Surfe, natação e canoagem estão liberados nos mesmos horários. Já stand up paddle, pode ser praticado das 6h às 10h e das 16h às 18h.
Nesta fase, seguem proibidos esportes com duas ou mais pessoas, montagem de barracas e ambulantes. Mas, o prefeito faz um alerta: “o que determinará se a praia segue liberada será o comportamento dos santistas”.
Shoppings voltam na quarta, 24
Outro anúncio feito pelo chefe do executivo santista diz respeito à reabertura gradual dos shoppings da cidade, a partir da próxima quarta, 24.
A retomada segue as diretrizes do Plano SP do governo do Estado e deverá acontecer com rígidas regras que deverão ser cumpridas pelos empresários e clientes, com relação ao distanciamento social, sanitização, higienização e testagem.
Na fase laranja (fase na qual Santos está incluída), os shoppings devem operar com 20% da capacidade, no período de quatro horas, das 15h às 19h, ou das 14h às 18h, devendo as lojas seguirem o mesmo horário.
Os empreendimentos estão proibidos de realizar eventos de reabertura e ações promocionais, que estimulem a aglomeração. Também será exigido, durante as fiscalizações, um plano de controle de fluxo, elaborado pelo shopping e as lojas só poderão atender um cliente por vez.
Neste primeiro momento, ainda não estão liberados cinema, áreas de entretenimento e a praça de alimentação pode abrir apenas para retirada e delivery.
Ambas as autorizações – praia e shoppings – foram publicadas no Diário Oficial desta segunda, 22.