A Pinacoteca Benedicto Calixto acaba de ganhar acessibilidade, após obras de adequação, finalizadas em dezembro
Agora, o prédio histórico, um dos importantes pontos turísticos e culturais de Santos, está preparado para receber cadeirantes, pessoas com deficiência visual e idosos com todo conforto e segurança.
O casarão da Pinacoteca teve a escada externa recomposta, foram implantadas rampas móveis em aço e os sanitários do térreo e do primeiro pavimento passaram por reforma. As instalações elétricas foram adequadas e piso podotátil e de comunicação visual instalados.
O local ganhou também rampas externas para a entrada no edifício principal, onde foi instalado um elevador plataforma (sem poço) para uma cadeira de rodas e um acompanhante.
“Podemos dizer que a Pinacoteca se tornou um exemplo de equipamento acessível e com muito orgulho. Estamos celebrando um momento de responsabilidade social e respeito a todas as pessoas sem qualquer distinção”, afirma o prefeito Rogério Santos.
Para o presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Roberto Santini, as intervenções darão ao público visitante um novo significado sobre o que o espaço proporciona. “A entrega é um marco histórico na Pinacoteca e faz parte de um trabalho completo e muito importante para a história do equipamento e da nossa Cidade. Só tenho que agradecer, pois fará a diferença na vida de todo o público que vier nos visitar e contemplar a nossa cultura, que agora poderá ser compreendida por todos”.
Na reforma para adequação de acessibilidade foram investidos R$ 541.621,55, recursos destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb). A Universidade Santa Cecília (Unisanta), sob coordenação do professor Nelson Gonçalves Lima, elaborou o projeto arquitetônico.
Durante a cerimônia de entrega das obras de acessibilidade, realizada nesta quarta-feira (24), o casarão recebeu 15 pessoas filiadas a entidades e ao Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Condefi) de Santos, que testaram e aprovaram os elementos de adequação.
O vice-presidente do Condefi, Luciano Marques, foi uma das pessoas com deficiência física que estrearam o elevador plataforma. “A felicidade e o significado que esse simples, porém importante ato traz são enormes. Somos impedidos muitas vezes, aliás, na maioria das vezes, de visitar lugares como este, uma casa antiga e histórica. Fico realmente emocionado e parabenizo todos os envolvidos”, discursou.
Na ocasião, o prédio histórico foi contemplado com o selo ‘Empresa Acessível’, destinado a locais públicos que estão aptos para receber todas as pessoas, atendendo às suas necessidades.
Importante equipamento cultural
A Pinacoteca Benedicto Calixto oferece, no térreo, biblioteca de livros de arte e exposição permanente de obras de Calixto, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século 20. O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias.
Um dos espaços culturais de lazer de Santos, tem em sua programação happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana. Com entrada gratuita, a Pinacoteca fica aberta de terça a domingo, das 9h às 18h, na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão.
Patrimônio histórico
O casarão de estilo neoclássico do início do século 20, sede da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, é patrimônio histórico de Santos, tombado pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos).
Leia mais: aqui nós contamos mais sobre a Pinacoteca Benedicto Calixto
Última casa da orla de Santos que mantém as características da época dos barões do café, o espaço foi uma residência familiar, um asilo de idosos, um pensionato de moças e até um cortiço, antes de ser declarado de utilidade pública, em 1979, e começar a ser restaurado sete anos depois.