A Vila Criativa Penha, em Santos, recebe no dia 13 de maio, às 18h30, uma oficina gratuita sobre audiovisual, tecnologia e inteligência artificial, ministrada pelo cineasta premiado Gabriel Troncoso Neves, com entrada livre.
Atualizada em 08.05.2025
Premiado no Festival Curta Santos 2024 com o roteiro do filme ‘Made in Santos’ e selecionado para o Festival Curta Cinema 2025, no Rio de Janeiro, Troncoso apresentará um panorama sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial no processo de criação audiovisual. Entre as plataformas utilizadas em suas obras estão Vidnoz AI, Suno AI, ElevenLabs AI, Runway AI e Minimax AI.
Durante a oficina, o cineasta revelará os bastidores de suas produções, explicando como a IA pode expandir as possibilidades estéticas e narrativas, ao mesmo tempo em que reduz custos e favorece a experimentação. O encontro também propõe uma reflexão crítica sobre os limites éticos e criativos do uso dessas tecnologias no campo artístico.
Um dos destaques será a análise de ‘Made in Santos’, curta-metragem em que Troncoso recorre à metalinguagem para contar a história de um diretor sem dinheiro, sem equipe e sem tempo que precisa finalizar um filme para um festival.
Diante da falta de recursos, o cineasta optou por uma abordagem inteiramente digital: todos os personagens foram criados como avatares por inteligência artificial, interpretando um roteiro escrito e editado por ele.
“Tive a ideia de criar um filme que abordasse as dificuldades de se fazer cinema. A princípio, seria com atores reais, mas, diante da indisponibilidade da equipe, encontrei na IA uma alternativa criativa”, afirma Troncoso.
O resultado é uma obra que combina ironia, caos e inventividade, levantando questões sobre os novos caminhos do fazer cinematográfico.
A oficina conduzida por Gabriel Troncoso Neves será realizada na Vila Criativa Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39) no dia 13 de maio, às 18h30, com entrada gratuita.