A Nova Entrada de Santos vai ganhar novas cores em breve - aliás, milhões de novas cores
Na noite da última segunda-feira, 22, foi feito o primeiro teste de iluminação cênica do elevado, construído no encontro das Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, como parte do projeto Nova Entrada de Santos. A entrega do novo acesso está prevista para o mês de julho.
Serão 342 luminárias e cada uma pode reproduzir até 67 milhões de cores, instaladas estrategicamente, respeitando o desenho do viaduto. Além da função cênica, o colorido das lâmpadas também será utilizado para alusão a datas comemorativas e campanhas de conscientização.
Leia também: Museu de Pesca agora tem visitação virtual
De acordo com prefeito Paulo Alexandre Barbosa, “a iluminação vai transformar esse equipamento numa obra de arte, que será uma referência urbanística”.
A iluminação será programada por meio de aplicativo, conforme uma programação pré-definida ou de acordo com o calendário astronômico, que identifica o anoitecer e o amanhecer.
Além da iluminação cênica, o viaduto, com 471 metros de comprimento, já está com a iluminação pública implantada. São 13 postes com oito metros de altura e mais 18 postes com 10 metros de altura na calçada paralela à linha ferroviária. Na Avenida Martins Fontes, já foram implantados 15 dos 22 postes de 21 metros que iluminarão o local com LED.
O elevado faz parte da terceira etapa do Programa Nova Entrada de Santos, que eliminará semáforos nessa região, contribuindo para a fluidez do trânsito. Além disso, trará mais qualidade de vida aos moradores da Zona Noroeste e todos que passarem pela região com mais agilidade para os seus destinos.
* Foto: Susan Hortas/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos