Santos recebe a Mostra Museu: Arte na Quarentena, com acervo de 200 obras de artistas de 40 países, que estará em exibição na Galeria de Arte Braz Cubas e no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), de 3 a 29 de maio.
Atualizada 29.04.2024
A Mostra Museu, concebida pela Amarello Culturartexperiência, surgiu como uma resposta criativa aos tempos difíceis da quarentena, unindo arte, música e tecnologia. Com curadoria de Ana Carolina Ralston e co-curadoria do The Covid Art Museum para o eixo das artes visuais, e de Pedro Henrique França para o eixo da música, a exposição destaca a diversidade de expressões artísticas geradas durante o isolamento.
Dois artistas locais, Camila Perez Santos e Leonardo Leite, o Prëo, têm suas obras integradas ao acervo da Mostra Museu. Camila apresenta ‘Cada macaco no seu galho’, uma obra que reflete sobre os ditados populares brasileiros e a solidão durante a pandemia. Já Leonardo traz ‘O Salto’, parte de seu projeto de ‘minimal street art’, capturando a essência da liberdade em meio ao caos.
A exposição é dividida em dois temas principais: no MISS, ‘Natureza Conecta’, explora a relação entre o meio ambiente e a espiritualidade e na Galeria de Artes Braz Cubas, ‘Isolamento Criativo’, destaca as formas de criatividade que emergem do isolamento.
Além das obras em exibição, a mostra oferece uma experiência interativa, onde cada obra possui um QR Code que leva a depoimentos dos artistas, proporcionando uma perspectiva única sobre o processo criativo e os sentimentos envolvidos na produção durante a pandemia.
A Mostra Museu: Arte na Quarentena, acontece de 3 a 29 de maio no MISS de segunda a sexta, das 14h às 20h e na Galeria Braz Cubas de segunda a sexta, das 13h às 18h e sábados e domingos conforme programação do Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias/Santos)