A Pinacoteca Benedicto Calixto, abre as portas para uma experiência única e emocionante com a exposição ‘Máquinas do Tempo: Memórias, Afetos e Brinquedos do Século XX’, de terça a domingo, a partir de 26 de abril
Atualizada em 26.04.2024
Sob a curadoria de Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti, a mostra destaca objetos que marcaram época e revelam a evolução da mobilidade e da motorização ao longo do século passado.
Entre os destaques, está a miniatura da locomotiva Pioneer-Zephyr 9900, símbolo de inovação e eficiência que marcou época na história ferroviária mundial. Esta peça emblemática representa o espírito de uma era focada no futuro e na velocidade, temas que permeiam toda a exposição.
Para Roberto Santini, presidente da Pinacoteca, a exposição vai além de simplesmente exibir objetos históricos, e sim uma celebração da capacidade humana de sonhar e realizar, como um lembrete inspirador da importância da inovação e da criatividade ao longo da história.
“A Pioneer-Zephyr é mais do que uma miniatura; ela é uma janela para um momento definidor na história. É uma honra compartilhar essa peça, juntamente com as outras da minha coleção, e trazer essas histórias fascinantes para o público.”, reflete Giacomo Favretto sobre sua coleção e a exposição.
Giacomo Favretto
Nascido em Milão, Itália, e com uma carreira multifacetada que abrange desde a fotografia publicitária até a exploração da arte através de suas viagens pelo mundo, Favretto traz à luz uma coleção eclética e cativante.
Pinacoteca Benedicto Calixto
A Pinacoteca é reconhecida como um dos espaços culturais mais significativos de São Paulo, com um compromisso contínuo de promover arte e cultura, em um edifício cheio de história, que proporciona experiências artísticas diversificadas, celebrando a arte em todas as suas formas.
A exposição se encontra na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos), com entrada gratuita, e os visitantes poderão desfrutar da mostra de terça a domingo, das 9h às 18h.