No dia 31 de outubro, a música em Cubatão ganha registro em páginas do livro ‘Um Legado de Vozes e Acordes’, às 19h30, no Bloco Cultural do Paço Municipal
Atualizada em 28.10.2025
Celebrando os 35 anos da Banda Marcial de Cubatão e do Coral Raízes da Serra, o evento reunirá músicos, regentes e coralistas em uma noite de emoção e memória, com apresentações especiais que reafirmam o papel da arte na formação da identidade local.
A trajetória musical inspirou registros sensíveis das décadas de dedicação, disciplina e talento que marcaram a jornada de ambos. A obra reúne depoimentos, fotografias e bastidores, mostrando como a música foi capaz de unir gerações e atravessar o tempo. Cada página ecoa o esforço coletivo de quem fez da arte um instrumento de transformação social e orgulho comunitário.
Durante a noite de autógrafos, o público poderá assistir a apresentações da Banda Marcial Infantil de Cubatão, Banda Marcial Jovem, Corpo Coreográfico, Coral da ETMD Ivanildo Rebouças da Silva, em homenagem ao Coral Raízes da Serra, além do próprio Coral Raízes da Serra e da Banda Marcial de Cubatão.
Mais do que uma comemoração, o evento representa o reconhecimento de um legado que resiste ao tempo.
“Em Cubatão, a música não apenas se ensina, ela se herda, se compartilha e se eterniza”, afirma o maestro Alexandre Felipe Gomes, que conduz a Banda Marcial desde a sua criação.
Banda Marcial de Cubatão
Com origem em 1990, a então Fanfarra Municipal evoluiu para uma das formações musicais mais respeitadas da região. Com repertório eclético e apresentações marcantes em festivais nacionais e internacionais, a Banda Marcial de Cubatão representa a força criativa e o talento local. Sob a regência do maestro Alexandre Felipe Gomes e coreografia da professora Jhully Batista, o grupo é símbolo de excelência e paixão pela música.
Coral Raízes da Serra
Criado em 1989, o coral nasceu com o objetivo de reunir integrantes da Terceira Idade em torno da arte. Com repertório que vai da MPB às canções folclóricas e estrangeiras, o grupo mantém cerca de 30 voluntários, de 55 a 90 anos, sob a regência da maestrina Sandra Diogo Moço.
A noite de autógrafos do livro ‘Um Legado de Vozes e Acordes’ acontece no Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/n – Centro/Cubatão), no dia 31 de outubro (sexta), a partir das 19h30.
Foto: Divulgação