Com os projetos urbanístico e arquitetônico aprovados, o Litoral Plaza Santos, será expandido e integrado a um complexo que abrange torres comerciais e residenciais, além de um parque verde de 5 mil metros quadrados.
Atualizada em 26.08.2024
O espaço será o ‘coração’ do empreendimento e funcionará como uma praça pública, com lojas no térreo voltadas para o exterior, criando um ambiente que remete aos centros urbanos tradicionais.
Sustentabilidade e infraestrutura moderna
Segundo Martinho Polillo, superintendente do Litoral Plaza, o projeto reflete o compromisso do Grupo Peralta com a sustentabilidade.
“Nós estamos assumindo este compromisso de um empreendimento sustentável com captação de energia solar, telhado verde, jardim suspenso e um enorme parque verde que será aberto ao público. Esse parque será uma área de integração urbana e social, reforçando o compromisso do grupo empreendedor com o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade”, afirma Martinho.
Além das inovações sustentáveis, o projeto contempla melhorias significativas para a infraestrutura da região, como a criação de novos acessos e ruas para melhorar o fluxo de veículos, a instalação de um ponto do serviço de bicicletas compartilhadas ‘Bike Santos’, e a implementação de sistemas de reuso e retenção de água pluvial.
O terreno contará com uma impermeabilização responsável, e 150 novas árvores serão plantadas no entorno, complementando as mais de mil árvores destinadas a compensação ambiental em outras áreas de Santos.
Contrapartidas sociais e desenvolvimento urbano
Outro ponto importante é a contrapartida social do empreendimento. O Grupo Peralta já firmou acordo para novas instalações das sedes sociais dos tradicionais clubes Portuguesa Santista e Portuários, parte de um processo de revitalização de todo o entorno.
Na área de segurança pública, o projeto prevê a reforma da Delegacia e do Batalhão 3ª Cia BAEP da Polícia Militar e também inclui obras de modernização no setor de radioterapia da Santa Casa de Santos.
Com localização estratégica, o novo complexo ocupará uma área de mais de 90 mil metros quadrados, consolidando-se como um dos maiores empreendimentos da cidade.